Criação de estrada para ligar região do Castelo a Corumbá é solicitada na Câmara

Você está visualizando atualmente Criação de estrada para ligar região do Castelo a Corumbá é solicitada na Câmara
Estrada já é utilizada em período de seca por moradores da região / Foto: Divulgação
  • Autor do post:
  • Post publicado:8 de dezembro de 2020

Corumbá (MS)- Um pedido para ativação de uma estrada que irá ligar a região do Castelo até a área urbana de Corumbá, foi solicitada pelo vereador Chicão Viana, na Câmara Municipal.

O pedido foi encaminhado à Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul), bem como ao secretário Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Ricardo Campos Ametlla, visando a união de esforços entre os governos estadual e municipal, para viabilizar uma obra de extrema importância, e que será fundamental para a população ribeirinha residente nesse trecho localizado ao norte de Corumbá.

De acordo com o parlamentar a criação de uma rota alternativa, irá encurtar a distância entre a área urbana e o pantanal, beneficiando não apenas aos moradores, como também toda região. A nova rota, poderá ampliar a oferta turística e ainda contribuir para mobilidade dos pantaneiros que precisam realizar o deslocamento até a cidade.

chicao viana 1
Requerimento foi apresentado pelo vereador Chicão Viana

“A estrada que liga a cidade de Corumbá ao Castelo foi muito utilizada na década de 60 e 70. Existem dois trajetos. Um pela Bolívia, que é mais antigo, e um outro a partir da Baia do Tamengo, que seria a alternativa, e que já foi uma estrada boiadeira”, citou Chicão.

O vereador observa que o atual momento, com a seca no Pantanal, é ideal para a implantação definitiva dessa estrada. “Por terra, atualmente, o acesso à região é só pela Bolívia. Porém, com a seca severa no Pantanal esse ano, tornou-se viável a implantação definitiva dessa estrada, sem causar impacto ambiental, inclusive, a partir do canal do Tamengo até a região do Castelo”, enfatizou.

“São cerca de 50 quilômetros de estradas, dos quais 35 necessitam de aterro, para ligar a Baia do Tamengo ao Castelo. Com a seca no Pantanal, existem pessoas que estão fazendo esse trajeto, por terra, de moto principalmente, o que reforça a viabilidade de se abrir essa estrada definitiva, encurtando distâncias no Pantanal, que será um ganho extraordinário em todos os sentidos”, concluiu o vereador.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular