Corumbá registrou maior temperatura do país nesta quinta-feira

orçamento-corumba

O município de Corumbá registrou a maior temperatura do país nesta quinta-feira (26). É o que aponta os dados do Inmet. De acordo com o ranking, a cidade registrou 39,4°C.

Entre as 20 cidades mais quentes do País, dez são de Mato Grosso do Sul. Além de Corumbá Coxim (38,3°C), Angélica (37,7°C), Iguatemi (37,7°C), Ribas do Rio Pardo (37,5°C), Ivinhema (37,4°C), Água Clara (37,4°C), Santa Rita do Pardo (37,3°C), Itaquiraí (37,2°C), e Rio Brilhante (36,8°C), também tiveram altas temperaturas.

No Estado, as máximas não passaram de 40°C, no entanto, chegaram perto e a sensação térmica é de mais calor do que o registrado no termômetro.

Além de mais quentes, o Estado também tem sete cidades entre as mais secas do País, com umidade abaixo de 30%, considerado estado de alerta pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Coxim aparece em quinto lugar, com umidade de 22%, seguida por Ivinhema, Rio Brilhante e Água Clara, com 23%, Itaquiraí com 24% e Cassilândia e Costa Rica, com 25%.

A OMS orienta que o índice adequado de umidade do ar deve ficar entre 50% e 80%. Quando está abaixo de 30%, os riscos à saúde aumentam e causam desconforto físico e podem provocar doenças.

Isto porque o tempo seco contribui para o ressecamento das mucosas das vias aéreas, facilitando o surgimento de alergias, bronquite, asma, gripes e resfriados. A desidratação que pode levar à irritação nos olhos e garganta, além de ressecamento da pele e dermatites.