Sem coleta, lixo e entulho se acumulam em principal rua na região central de Corumbá

Você está visualizando atualmente Sem coleta, lixo e entulho se acumulam em principal rua na região central de Corumbá
  • Autor do post:
  • Post publicado:20 de novembro de 2020

Corumbá (MS)- Um grande depósito de lixo, entulho, móveis velhos e outros materiais. É assim que uma das principais vias de acesso em plena região central de Corumbá e porta de entrada da cidade se encontra.

Após reclamações encaminhadas à redação do Folha MS, a reportagem registrou imagens de um verdadeiro canteiro de descarte irregular de lixo. O descaso da Prefeitura Municipal aliado a falta de conscientização da população, transformou negativamente a visão do canteiro central da rua Porto Carreiro desde a rua 21 de setembro até a rua Oriental.

O que se vê são amontoados de sacos de lixos, descarte de entulhos, restos de móveis velhos e podas de árvore que são deixados no meio da rua.

A via que recebeu obras de recapeamento financiados com recursos do Fonplata, de longe se assemelha ao projeto que buscava dotar de infraestrutura o local por onde passam turistas, e viajantes que desembarcam na Rodoviária da cidade.

O abandono do poder público é nítido ao perceber que em meio ao lixo que se acumula, existe também uma grande quantidade de mato que cresce em meio ao canteiro, em uma demonstração que o local não recebe a devida manutenção a um longo tempo.

Procurada pela reportagem do Folha MS, a prefeitura chegou a informar que a coleta de lixo na região é realizada diariamente e que o serviço de cata-galho segue a programação normal que segundo o município seria realizado sempre na primeira semana de cada mês.

A resposta destoa do que relatam os moradores e comerciantes da região que afirmaram à reportagem que o local se encontra dessa maneira há mais de 20 dias.

O morador Renato Moreira, contou que grande parte do material descartado no local, é feito também por empresas que desenvolvem suas atividades na região. “Como você pode ver o canteiro central da avenida se transformou no novo aterro da cidade. No começo era apenas restos de podas de árvores, mato, agora você encontra de tudo, até lixo de casa, resto de obra, móveis e entulho estão deixando aqui”, comentou o morador

“As pessoas são assim, olham um amontoado de lixo que não é recolhido e tomam esse lugar como um ponto de descarte. E isso é falta de interesse do poder público porque a maioria dos sacos que você pela via, foram justamente recolhidos pelos funcionários que realizam a limpeza, só que aí ficaram e se a gente não denuncia, daqui a pouco o lixo toma conta de tudo”, argumentou.

Moreira reclama ainda que o acumulo de lixo no local não traz prejuízos apenas para imagem da cidade. “Daqui a pouco isso se torna um problema de saúde pública, porque começaram com mato, galho, agora até lixo comum estão colocando. A coleta passa, pensa que é entulho e não recolhe, tem dia que o cheiro está insuportável, estão usando as árvores para pendurar o lixo”, concluiu.

A reportagem do Folha MS enviou as imagens para Prefeitura que se comprometeu em realizar a remoção de todo material nos próximos dias.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular