Seca no Pantanal forma “rio” de jacarés, que podem virar canibais por falta de comida

Você está visualizando atualmente Seca no Pantanal forma “rio” de jacarés, que podem virar canibais por falta de comida
  • Autor do post:
  • Post publicado:18 de novembro de 2020

Um vídeo impressionante circula na internet, nas imagens é possível ver uma quantidade enorme de jacarés amontoados em um pequeno – e já seco – açude em uma fazenda do Pantanal.

A cena chocante é reflexo das secas que assolam no Pantanal nos últimos meses, o autor da filmagem diz estar preocupado com a situação.

“Aqui secou, esse aqui era o último açude aqui na fazenda e estamos preocupados, olha o berreiro do gado, olha a imensidão de jacaré que está aqui”, narra o homem que realizou as filmagens.

Segundo o próprio autor das imagens, a situação ocorreu na Fazenda Palmeirinha, localizada na região pantaneira, e ele nunca teria visto algo parecido.

“Isso é uma barbaridade, eu tenho tantos anos de pantanal e nunca vi tanto jacaré na minha vida em um lugar só”, também é informado que um bezerro foi desatolado e a situação é classificada como “preocupante”.

O responsável pelas imagens termina o vídeo afirmando que “Deus sabe o que faz”.

Ainda não se sabe o local exato onde o vídeo se passa, a PMA (Polícia Militar Ambiental) acredita que a fazendo pode estar localizada na região da Nhecolândia, em Mato Grosso do Sul.

Situação chocante, mas normal

A cena, apesar de chocante, pode ser considerada normal, a dramaticidade das imagens ocorre por conta da seca.

“O jacaré é um animal ectodérmico, ou seja, necessita de água para controlar a temperatura de seu corpo, então eles migram para lagos e açudes para que esse processo de resfriamento do sangue seja realizado”, explica o Tenente-coronel e também biólogo, Edmilson Queiroz, da PMA.

De acordo com Queiroz, a cena é normal, a diferença é que a cena os animais ficam muito amontoados e é possível visualizá-los, algo que não seriam tão fácil se o açude estivesse cheio, pois eles estariam um pouco “mais espalhados”.

Sem comida, canibalismo se torna uma solução

O Tenente-coronel da PMA explica que nesse tipo de situação, até mesmo o canibalismo acaba se tornando uma solução para os répteis, que precisam matar a fome.

“Ainda assim, aqueles que não migrarem daquele local vão aacabar morrendo por falta de alimento”, disse.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular