MPMS e MPF lançam nesta quarta campanha contra corrupção eleitoral em 2020

Você está visualizando atualmente MPMS e MPF lançam nesta quarta campanha contra corrupção eleitoral em 2020
  • Autor do post:
  • Post publicado:30 de setembro de 2020

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, o Ministério Público Federal e a Fiems (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul) firmaram parceria na campanha de combate à corrupção nas eleições eleitorais deste ano, intitulada: “Candidato corrupto não merece chegar lá”.

O ato foi firmado durante o encontro que aconteceu nesta segunda-feira (28/9), no Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande (MS), entre o Presidente da Fiems, Sérgio Longen; o Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda; o Coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça do Patrimônio Público e Social, Fundações e Eleitorais, Antonio Siufi Neto; o Promotor de Justiça e Chefe de Gabinete do PGJ, Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa; e o Promotor de Justiça e Coordenador do Núcleo Eleitoral do MPMS, Moisés Casarotto.

Para o Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda, a parceria é fundamental entre as Instituições, visto que o processo eleitoral impacta a vida de toda a população: “Desde 2011, a Fiems é parceira de divulgação do Ministério Público nas campanhas de combate à corrupção eleitoral. A cada dois anos, lançamos uma campanha para conscientizar a população dos malefícios da escolha viciada por meio de algo negativo para a sociedade, pois, após a eleição, o candidato que consegue entrar pelo sistema viciado com certeza irá praticar corrupção. Então, é essa mudança de postura que buscamos para que a sociedade não aceite isso e denuncie para os órgãos de controle”.

O Presidente da Fiems, Sérgio Longen, destacou que somente por meio da democracia e da escolha de bons representantes é possível melhorar o cenário brasileiro em todos os aspectos, sejam eles na saúde, educação, esporte e geração de empregos. “Tudo isso passa pelas eleições e, muitas vezes, as pessoas não conseguem visualizar que as escolhas de agora irão impactar em todas essas áreas”, afirmou.

Sobre a importância da campanha, o Procurador de Justiça e Coordenador do CAO Eleitoral, Antonio Siufi Neto, ressaltou que a cidadania deve ser prestigiada: “O mote da nossa campanha é: Quem se elege de uma forma não cidadã, não nos representa. Então, o MPMS veio buscar o apoio da Fiems no sentido de orientar os eleitores. O MPMS vai fiscalizar diuturnamente todo o procedimento eleitoral, e é com base nessa rigidez do processo eleitoral e das regras que nós teremos representantes à altura, que possam nos receber e nos orientar na política nacional, estadual e municipal”.

O Promotor de Justiça e Coordenador do Núcleo Eleitoral do MPMS, Moisés Casarotto, reforçou que essa iniciativa é fundamental porque é uma campanha de conscientização do voto consciente: “É uma campanha contra a corrupção eleitoral de quem compra voto. A sociedade deve ficar atenta porque a pessoa que compra voto não merece o nosso apoio”.

O lançamento da campanha “Candidato corrupto não merece chegar lá” será na quarta-feira (7/10), às 14h, na Procuradoria-Geral de Justiça.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular