Unidade móvel vai atender animais atingidos pelas queimadas no Pantanal

Você está visualizando atualmente Unidade móvel vai atender animais atingidos pelas queimadas no Pantanal
  • Autor do post:
  • Post publicado:15 de setembro de 2020

Desde ontem (14) animais silvestres atingidos pelo fogo começaram a ser atendidos por estruturas móveis do Cras (Centro de reabilitação de Animais Silvestres) montadas nas regiões mais críticas de Mato Grosso do Sul. Em razão do avanço dos focos de incêndio no Pantanal, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) decretou situação de emergência. Em Mato Grosso, a situação também é triste e já matou diverso bichos.

Veículo equipado com médico veterinário para atendimento ambulatorial de emergência irá atender os animais do Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari e região, nos municípios de Alcinópolis e Costa Rica. Até o momento, um cervo, um preá e uma anta chegaram ao Centro de Reabilitação por consequência das queimadas.

onca pintada

Na região de Corumbá e Ladário, a recepção terá o apoio da PMA (Polícia Militar Ambiental), onde será montado um centro de atendimento. A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) disponibilizou a base de pesquisa na estrada-parque também para receber animais atingidos pelo fogo.

O governo do Estado vai atuar junto com as ONGs para atender os animais. O médico veterinário do Cras, Lucas Cazati, disse que o veículo está equipado com medicamentos e equipamentos para realização de exames para atendimento por dez dias.

b307bd237d3c49296939eeb9c91d893fa4393f0a

Segundo o governador Reinaldo Azambuja, a nova estrutura possibilitará ampliar ainda mais o atendimento aos bichos. “Decretamos situação de emergência ambiental em todo o Mato Grosso do Sul e estamos criando essa estrutura para atender os animais feridos pelas queimadas, inclusive trazendo para o Centro de Reabilitação, em Campo Grande, os que necessitarem”, disse.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular