Força-Tarefa segue com enfrentamento das queimadas no Pantanal da Nhecolândia

No momento, você está visualizando Força-Tarefa segue com enfrentamento das queimadas no Pantanal da Nhecolândia
  • Autor do post:
  • Post publicado:13 de setembro de 2020
FacebookWhatsAppTelegramCopy LinkMessengerPrintFriendlyShare

Corumbá (MS)- Militares do Corpo de Bombeiros em conjunto com brigadistas do Prevfogo e apoio da Marinha do Brasil, trabalham desde a última quinta-feira (10), no combate e controle das queimadas que atingem a região do Pantanal da Nhecolândia.

De acordo com informações, uma aeronave da Marinha do Brasil auxilia no deslocamento das equipes até a região. A região é de difícil acesso e fica localizada a 200 quilômetros de distância da área urbana da cidade de Corumbá.

Ainda conforme informes da Assessoria de comunicação do 3º GB, o deslocamento por terra dura mais de 10 horas, devido a precariedade das condições das estradas que em alguns pontos já não existem mais, apenas o acesso às propriedades rurais.

queimadas 1
Incêndio na região do Porto da Manga

A fase mais crítica dos incêndios que afetam essa região já teria sido controlado com ajuda de produtores rurais, que disponibilizaram seus maquinários pesados para a estruturação e ação de técnicas de combate indireto e direto aos focos de incêndio, realizadas pelos Bombeiros e Prevefogo.

O trabalho das equipes se concentra ainda nos incêndios que afetam a região da Codrasa em Ladário e no Porto da Manga, em Corumbá.

Combate as queimadas na região da Codrasa em Ladário

Animais feridos

Um dos dramas presenciados pelas equipes que atuam nos combates aos incêndios, são a grande quantidade de animais mortos e outros feridos que não conseguem fugir das chamas. Nesta sexta-feira (11), equipes do 6º Distrito Naval de Ladário, auxiliaram no resgate de um filhote de onça-pintada que foi encontrada com as patas queimadas e encaminhada para o Hospital Veterinário da Universidade Federal do Mato Grosso.

Militares do Corpo de Bombeiros encontraram um Jabuti-piranga (Chelonoidis carbonaria) enquanto tentava fugir do incêndio , o animal não apresentava ferimentos, após ser hidratado com abundante água,  foi solto em outra mata nativa distante dos focos de incêndio.

queimadas2
Jaboti é resgatado enquanto tentava fugir dos incêndios no Pantanal

Operação Pantanal II

Atualmente uma densa fumaça tem se precipitado sob as cidades pantaneiras de Corumbá e Ladário, e isso se deve em grande parte aos incêndios que assolam o Pantanal mato-grossense,  próximo à divisa com Mato Grosso do Sul, onde uma força tarefa com bombeiros militares de ambos os estados, brigadistas do Prevfogo e forças armadas estão atuando nos combates.

Atualmente o 3° GBM conta com o reforço de bombeiros militares lotados em Corumbá, trabalhando em escalas extras de pronto emprego e pronta resposta aos focos de incêndio,  e  bombeiros provenientes  de outras unidades  do Corpo de Bombeiros Militar do Mato Grosso do Sul.

Simultaneamente ao combate deste grande foco na Nhecolândia,  a equipe de pronta resposta  do 3° GBM, para incêndio em vegetação, tem atuando nas últimas 48 horas em diversos focos dentro e próximo ao  perímetro  urbano das cidade de Corumbá e Ladário, onde têm feito frente a focos no Porto da Manga, Codraza, Anel Viário e em vários terrenos baldios.

FacebookWhatsAppTelegramCopy LinkMessengerPrintFriendlyShare