Corumbá (MS)- Militares do Corpo de Bombeiros em conjunto com brigadistas do Prevfogo e apoio da Marinha do Brasil, trabalham desde a última quinta-feira (10), no combate e controle das queimadas que atingem a região do Pantanal da Nhecolândia.
De acordo com informações, uma aeronave da Marinha do Brasil auxilia no deslocamento das equipes até a região. A região é de difícil acesso e fica localizada a 200 quilômetros de distância da área urbana da cidade de Corumbá.
Ainda conforme informes da Assessoria de comunicação do 3º GB, o deslocamento por terra dura mais de 10 horas, devido a precariedade das condições das estradas que em alguns pontos já não existem mais, apenas o acesso às propriedades rurais.
A fase mais crítica dos incêndios que afetam essa região já teria sido controlado com ajuda de produtores rurais, que disponibilizaram seus maquinários pesados para a estruturação e ação de técnicas de combate indireto e direto aos focos de incêndio, realizadas pelos Bombeiros e Prevefogo.
O trabalho das equipes se concentra ainda nos incêndios que afetam a região da Codrasa em Ladário e no Porto da Manga, em Corumbá.
Animais feridos
Um dos dramas presenciados pelas equipes que atuam nos combates aos incêndios, são a grande quantidade de animais mortos e outros feridos que não conseguem fugir das chamas. Nesta sexta-feira (11), equipes do 6º Distrito Naval de Ladário, auxiliaram no resgate de um filhote de onça-pintada que foi encontrada com as patas queimadas e encaminhada para o Hospital Veterinário da Universidade Federal do Mato Grosso.
Militares do Corpo de Bombeiros encontraram um Jabuti-piranga (Chelonoidis carbonaria) enquanto tentava fugir do incêndio , o animal não apresentava ferimentos, após ser hidratado com abundante água, foi solto em outra mata nativa distante dos focos de incêndio.
Operação Pantanal II
Atualmente uma densa fumaça tem se precipitado sob as cidades pantaneiras de Corumbá e Ladário, e isso se deve em grande parte aos incêndios que assolam o Pantanal mato-grossense, próximo à divisa com Mato Grosso do Sul, onde uma força tarefa com bombeiros militares de ambos os estados, brigadistas do Prevfogo e forças armadas estão atuando nos combates.
Atualmente o 3° GBM conta com o reforço de bombeiros militares lotados em Corumbá, trabalhando em escalas extras de pronto emprego e pronta resposta aos focos de incêndio, e bombeiros provenientes de outras unidades do Corpo de Bombeiros Militar do Mato Grosso do Sul.
Simultaneamente ao combate deste grande foco na Nhecolândia, a equipe de pronta resposta do 3° GBM, para incêndio em vegetação, tem atuando nas últimas 48 horas em diversos focos dentro e próximo ao perímetro urbano das cidade de Corumbá e Ladário, onde têm feito frente a focos no Porto da Manga, Codraza, Anel Viário e em vários terrenos baldios.