Corumbá (MS)- Ao menos 24 internos custodiados no Estabelecimento Penal Masculino de Corumbá, testaram positivo para covid-19, após apresentarem os primeiros sintomas da doença. A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde de Corumbá à reportagem do Folha MS, no início da tarde desta sexta-feira (28).
Um dos detentos apresentou evolução dos sintomas e precisou ser transferido para Santa Casa. Ainda conforme o órgão, os outros internos permanecem em isolamento dentro de uma área no próprio presídio.
Inicialmente a informação era de que 10 internos teriam testado positivo para o novo Coronavírus, mas a realização de mais testes aumentou a estatística.
A Agepen afirma ainda que os parentes dos detentos já foram avisados e mantém uma comunicação com os mesmos para transmitir um relatório sobre a saúde dos mesmos.
Parentes de presos que entraram em contato com a reportagem do Folha MS, temem que o local se torne um ponto de transmissão em massa, já que há relatos (como em outros presídios), de celas abrigando mais presos do que a capacidade máxima.
A grande concentração de pessoas em espaço reduzido é uma das maiores formas de transmissão da doença.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que trabalha desde o início da semana com profissionais da Saúde prestando atendimentos aos internos dentro da unidade penal em auxílio a Agepen. Os trabalhos contam com uma equipe multidisciplinar que visitou a unidade e atendeu aos internos que apresentavam sintomas gripais.
“A Vigilância Sanitária do Município orientou quanto ao isolamento e medidas de biossegurança.
Até o momento foi realizada coleta de material para exame de 65 pessoas, entre detentos e agentes, dos quais 24 foram positivos, 4 negativos, e 37 aguardam resultado. Todos que apresentam sintomas estão sendo testados. Está em articulação com o Governo do Estado uma possível testagem em massa no local.
O município irá disponibilizar termômetro infravermelho e oxímetro, além de capacitar a equipe de saúde do presídio para monitorarem diariamente o quadro de saúde dos positivos.
O detento de 38 anos, positivo pelo teste rápido, hipertenso e obeso está internado na Santa Casa de Corumbá, e seu quadro é estável”, confirma a nota.