Deputado pede estudo para isentar IPVA de veículos com mais de 15 anos em MS

Você está visualizando atualmente Deputado pede estudo para isentar IPVA de veículos com mais de 15 anos em MS
  • Autor do post:
  • Post publicado:28 de agosto de 2020

Indicação encaminhada ao governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e ao diretor-presidente do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito), Rudel Trindade, pede pela isenção do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) para veículos com mais de 15 anos de fabricação.

O autor do documento, deputado estadual Márcio Fernandes (MDB) pede por um estado técnico a ser feito pelo governo sobre a possibilidade da não cobrança dos veículos antigos, a partir de 2021. 

Logo quando assumiu o primeiro mandato em 2015, Azambuja mudou a lei e começou a cobrar o IPVA de carros com mais de 20 anos de fabricação. Antes, os veículos com 15 anos eram isentos da cobrança.

Indicação

Segundo a justificativa apresentada no documento, até 2015 os veículos que tinham mais de 15 anos estavam isentos do IPVA, no entanto, sob o argumento de equilíbrio das contas do Executivo para 2016, o benefício passou a valer apenas para veículos com mais de 20 anos. Para quem já possuía a gratuidade, o benefício permaneceu inalterado. 

Dados da Secretaria de Fazenda apontam que com a medida, 129 mil carros passaram a pagar o IPVA por mais cinco anos. 

Ocorre que no presente momento, devido a pandemia do coronavírus, muitos contribuintes deixaram de pagar seus impostos por não terem renda ou o pouco que ganham é para manutenção das despesas diárias, como alimentação, energia, água e combustível. 

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular