O diagnóstico precoce e o rastreamento dos casos confirmados figuram entre as principais medidas para conter o avanço do novo coronavírus em Mato Grosso do Sul. Para isso, o Governo do Estado vem atuando não apenas para aumentar o número de leitos de UTI, mas também na ampliação da testagem e busca pela entrega do resultado em até 72 horas.
Epicentro da doença, a Capital terá sua capacidade de testagem ampliada para 258 exames diários. Além dos 108 que vinham sendo feitos no drive thru, a partir desta sexta-feira (7) serão mais 150 exames padrão ouro para diagnóstico da Covid, o RT-PCR, a mais no período noturno das 18h30 às 23h30. A iniciativa é fruto de parceria com a prefeitura de Campo Grande, e o anuncio foi feito pelo secretário de saúde, Geraldo Resende durante live nesta quinta-feira (6).
“A positividade dele é importantíssima para municiar os municípios para que possam fazem o monitoramento completo e o rastreamento dos contatos, para que a gente possa quebrar a cadeia de transmissão do vírus no estado”, destacou pedindo o apoio da população nas medidas restritivas. “Tudo isso poderá ser em vão se não houver a colaboração da população no chamado isolamento social”.
Ao mesmo tempo que a taxa de isolamento social mapeada no Estado apresentou nova queda ontem (5) com índice de 34,2%, os números da Covid continuam crescendo exponencialmente. Boletim epidemiológico apresentado nesta quinta-feira (6) acrescentou mais 786 casos confirmados da doença aos dados oficiais, totalizando 29.101 infectados desde o início da pandemia.