Prefeito de Itajaí (SC) quer tratar covid-19 com aplicação retal de ozônio

No momento, você está visualizando Prefeito de Itajaí (SC) quer tratar covid-19 com aplicação retal de ozônio
Prefeito de Itajaí (SC), Volnei Morastoni (MDB), avalia a aplicação de ozônio como tratamento para a covid-19 Imagem: Reprodução/Facebook/Prefeitura Itajaí ... - Veja mais em https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2020/08/04/sc-prefeito-avalia-tratamento-para-covid-com-aplicacao-retal-de-ozonio.htm?cmpid=copiaecola
  • Autor do post:
  • Post publicado:4 de agosto de 2020

O prefeito de Itajaí (SC), Volnei Morastoni (MDB), anunciou na noite desta segunda-feira (3), que pretende adicionar mais uma opção de tratamento à covid-19 no município: administração de ozônio, pelo ânus, apenas em casos que tiveram resultado positivo nos testes de coronavírus.

O procedimento não tem eficiência comprovada cientificamente contra a covid. O prefeito, que também é médico, declarou, em live no Facebook, ter inscrito a cidade na Conep (Comissão Nacional de Ética em Pesquisa), ligada ao Ministério da Saúde, para integrar um protocolo de pesquisa sobre o uso do ozônio.

O Ministério da Saúde e a OMS (Organização Mundial de Saúde) já divulgaram, mais de uma vez, que ainda não há cura para a covid-19 ou mesmo tratamento de eficácia científica comprovada — ou seja, quando cumpre diversas etapas de testagem e registro específico como medicação a ser usada em determinada doença.

“Provavelmente vai ser uma aplicação via retal, uma aplicação tranquilíssima, rapidíssima, de dois minutos, num cateter fininho e isso dá um resultado excelente”, afirmou Morastoni na live.

O prefeito acrescentou que o tratamento seria voltado apenas “a quem desejar” e que só seria aplicado em casos confirmados da doença provocada pelo novo coronavírus. Ainda, acrescentou que provavelmente seriam dez sessões de aplicação de ozônio, “simples, rápidas, de dois a três minutinhos por dia”.