Sindicato denuncia coação a enfermeiros que atuam no combate ao Covid-19 em Corumbá

quatro óbitos em Corumbá
Unidade recebeu a maior parte dos recursos destinado ao combate da pandemia
  • Autor do post:
  • Post publicado:29 de julho de 2020

Corumbá (MS)- O Sindicato dos Trabalhadores na área de Enfermagem de Mato Grosso do Sul, denunciou a coação que enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam na linha de frente ao combate da Covid-19, estariam sofrendo na Santa Casa de Corumbá.

De acordo com reportagem publicada nesta quarta-feira (29), pelo Campo Grande News, o sindicato afirma que profissionais que sofrem com alguma comorbidade, precisam assinar o documento para continuar trabalhando.

O documento entregue pela administração da Santa Casa, funciona como uma autodeclaração onde o servidor afirma que toma “integral ciência” e expressa “por vontade própria o interesse de permanecer no exercício da minha atividade laborativa, assumindo todos os riscos existentes”. A matéria relata ainda que ao menos oito profissionais já teriam assinado o documento.

A medida conforme o sindicato, é uma tentativa da atual gestão do hospital em se eximir da responsabilidade em caso de falecimentos ocasionados pela Covid-19. Com isso, servidores portadores de doenças de risco, gestantes e profissionais acima dos 60 anos, estariam sendo coagidos a assinar a declaração.

A cidade de Corumbá já registrou três mortes de profissionais da saúde em decorrência da Covid-19.

termo responsabilidade

“Reiteramos as orientações do Ministério Público e solicitamos afastamento imediato dos profissionais com comorbidades. Mas, para indignação da enfermagem nenhuma medida de proteção foi tomada, ao contrário, os profissionais receberam o termo impresso para assinarem a declaração, na tentativa dos gestores se isentarem da responsabilidade da Santa Casa por colocar tantas vidas em risco”, afirma a presidente do sindicato, Helena Delgado.

O sindicato afirma que pelo menos 25 enfermeiros foram afastados de suas funções por coronavírus e que procurou a junta interventora, que administra o hospital, mas não houve respostas, e que o Ministério Público Estadual também foi acionado.

Tanto a reportagem do Campo Grande News, como a do Folha MS, tentou contato com o atual presidente da junta interventora que administra a Santa Casa de Corumbá, Eduardo Iunes, irmão do Prefeito Marcelo Iunes, mas o mesmo não atendeu as chamadas telefônicas até a publicação desta matéria. O espaço, no entanto, permanece aberto para os devidos esclarecimentos.

*Com informações, Campo Grande News

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular