O ex-senador de Mato Grosso do Sul, Delcídio do Amaral (PTB), de 65 anos, descobriu nesta quinta-feira (23), um dia após ser hospitalizado no Hospital da Cassems, em Campo Grande, em razão do agravamento dos sintomas da covid-19, que também está com dengue.
Segundo a assessoria do ex-senador, ele fez uma bateria de exames, e como sentia mal-estar, o médico que o acompanha decidiu fazer o teste para a dengue, que deu resultado positivo.
Essa é a segunda vez que Delcídio é infectado pela doença. Em 2010, ele teve dengue hemorrágica e precisou ser internado no hospital El Kadri, também em Campo Grande.
De acordo com a assessoria, apesar do duplo diagnóstico, o estado de saúde de Delcídio segue estável. Ele ainda sente muito cansaço, mas está no quarto e conversando, tanto que fez um post para uma rede social falando da surpresa de também estar com dengue e chegou a fazer uma brincadeira com as duas doenças.
“Inovei! Hoje soube que estou com ‘covengue’ (um híbrido de covid-19 com dengue). Desculpem a brincadeira mas só assim pra levar adiante e manter a cabeça aprumada. Estava estranhando os sintomas que relatei antes sobre dor nas juntas, perda de peso e cansaço, pra serem somente da covid, que já não é pouca coisa. Aqui no Mato Grosso do Sul, nessa época, a dengue também corre solta”, diz um trecho do post.
Em outro trecho do post ele destaca que “pelo menos está no hospital sendo monitorado de perto e medicado adequadamente”, o que “dá mais tranquilidade e segurança, minimizando a angústia”.
O ex-senador aproveitou ainda o post para fazer um apelo a população para que adote todas as medidas orientadas pelas autoridades de saúde para a prevenção a covid-19, como o isolamento social, uso de máscaras e higienização das mãos, e da dengue.
Veja abaixo o post de Delcídio na rede social:
Covid-19
Delcídio descobriu que estava com a covid-19 no dia 14 de julho, após fazer um teste do tipo RT-PCR, em um laboratório. Tinha passado por uma bateria de exames, e com sintomas leves, cumpria isolamento em sua casa em Campo Grande.
O ex-senador comentou na época ao G1 que se surpreendeu com a contaminação, porque vinha redobrando os cuidados, com o uso de máscara e de álcool em gel frequentemente. Explicou ainda que depois do seu diagnóstico, que todas as pessoas da sua família também fizeram o teste e ninguém mais tinha se infectado com o coronavírus.
Segundo a assessoria de Delcídio, ele vinha seguindo as recomendações médicas e tomando todos os cuidados com o isolamento em casa, mas nos últimos dias vinha se sentindo mais cansado e havia perdido um pouco de peso.
Panorama das doenças
Mato Grosso do Sul confirmou até a manhã de quinta-feira (24), 19.671 casos de covid-19 e 266 mortes em razão da doença. Desse total. 7.680 casos são em Campo Grande, onde 81 pessoas morreram.
Em relação a dengue. Todos os municípios do estado tem alta incidência do doença. Em 2020 foram notificados 66.230 casos e 39 mortes confirmadas. Somente na capital são 16.467 casos notificados.