Único tomógrafo na rede pública de Corumbá quebra e pacientes são atendidos na rede privada

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  • Post publicado:20 de julho de 2020
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Corumbá (MS)- O único equipamento de tomografia disponível na rede Pública de saúde de Corumbá, está inoperante desde domingo (19). A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde à reportagem do Folha MS nesta segunda-feira (20).

O aparelho é um importante aliado para o diagnóstico de pessoas contaminadas pela Covid-19, e auxilia médicos no acompanhamento da evolução da doença nos pacientes, dando uma visão mais aprofundada que os ajudam a planear o tratamento de cada indivíduo.

Conforme apurou a reportagem, a pane teria ocorrido no domingo (1), e a empresa responsável pela manutenção imediatamente acionada. Nesta segunda-feira (20), o município garantiu que os exames passaram a ser realizados através de um convênio com empresa privada, fora da Santa Casa, espaço preparado para receber pacientes com sintomas da doença.

Na tentativa de minimizar os riscos de contágio de profissionais e pacientes atendidos fora da unidade, o município informou ainda que o traslado dos pacientes está sendo realizado por uma “ambulância sanitária”.

Apesar de anunciar que já teria investido mais de R$ 10 milhões de reais no combate a Covid-19, nenhum empenho refere-se para aquisição ou ampliação do diagnóstico de imagem como a compra de um novo equipamento de tomografia. O único equipamento que estava em operação é responsável pelos exames de todos os pacientes (não apenas de covid-19), de Corumbá, Ladário e ainda de pacientes bolivianos que chegam na cidade.

Já na rede privada (sem convênio), conforme apurou a reportagem do Folha MS, cada exame de Tomografia Computadorizada pode chegar a R$ 600 reais por paciente.

Ainda conforme a Secretaria de Saúde, o prazo para a conclusão do reparo no tomógrafo da Santa Casa é de 15 dias, e o motivo da pane ainda não foi informado.

Confira a nota na íntegra:

A secretaria de saúde de Corumbá informa que no domingo, dia 18 de julho, o aparelho de tomografia apresentou problemas, prontamente a empresa que realiza a manutenção já foi acionada para realizar o reparo.

Os pacientes continuam  assistidos por intermédio de convênio, uma ambulância sanitária está realizando o translado dos pacientes para a realização do exame.

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