Prefeitura de Corumbá manteve contrato milionário com empresa impedida de contratar com administração pública

Você está visualizando atualmente Prefeitura de Corumbá manteve contrato milionário com empresa impedida de contratar com administração pública
  • Autor do post:
  • Post publicado:15 de julho de 2020

Corumbá (MS)- Um contrato estimado inicialmente em R$ 8,5 milhões de reais entre a Prefeitura de Corumbá e a Empresa Decimal Engenharia, para realização do serviço “Tapa-Buraco” e ainda para atender o convênio firmado com a Sanesul na reparação das vias asfaltadas e não asfaltadas em Corumbá, foi mantido por mais de um ano, apesar da empresa contratada possuir uma penalidade que a impedia de firmar contratos com a administração pública.

A punição foi em decorrência do descumprimento de um contrato firmado entre a Decimal Engenharia e a Agesul e publicada no Diário Oficial do Estado em julho 2019. No portal do TJMS outros 22 processos tramitam contra empresa em diversos municípios do estado.

A reportagem do Folha MS entrou em contato com a Agesul que confirmou a punição para empresa por não ter executado a obra licitada em conformidade com o contrato celebrado e como punição, teria sido impedida de firmar contratos com órgão público por dois anos.

Enquanto isso, dias antes em Corumbá, a mesma empresa firmava um contrato milionário com a administração pública. Na teoria, o serviço contratado seria para realização de manutenção das vias públicas pavimentadas e não pavimentadas e também, o convênio da Sanesul com o município que previa a reparação das vias que recebessem intervenção da estatal.

Mesmo com o contrato em vigência as reclamações da população quanto aos inúmeros buracos e falta de manutenção das vias se multiplicaram nos últimos anos, e nem mesmo o pagamento de forma integral do suposto serviço como consta no Portal da Transparência, era suficiente para que a prefeitura cobrasse a empresa pelo cumprimento do contrato.

tapa buraco3
Punição à empresa foi publicada no Diário Oficial do Estado

Ruas esburacadas e reparos quando feitos, utilizando material visivelmente inferior ao pavimento original, estão entre as observações feitas pela população e constatadas pela Reportagem “in loco” em diversos bairros da cidade.

Até mesmo a pavimentação colocada recentemente com material usinado a quente, eram recompostos com a mesma qualidade, deixando à vista, uma nítida prestação de serviços inferior ao que foi contratado. Em posse do contrato e do manual descritivo da licitação, a reportagem do Folha MS constatou que os reparos deveriam ser feitos lavando em consideração as mesmas especificações do piso original.

A reparação dos serviços executados pela Sanesul, também chamam atenção no contrato que além de receber o material inferior, não eram executados dentro dos prazos previstos. Muitos se encontram abertos até hoje, como pode constatar a reportagem do Folha MS.

Questionada a respeito do contrato e os motivos que levaram a administração pública a celebração com a empresa já penalizada por serviços mau executados com órgão público estadual, a assessoria de comunicação respondeu por meio de nota, informando que há dois meses, a referida empresa não era mais a responsável pela prestação do serviço no município.

tapa buraco4
Contrato de R$ 8,5 milhões tinha vigência de 15 meses e foi publicado em junho de 2019

“Há dois meses a Decimal Engenharia não faz mais o serviço de tapa-buracos na cidade. A Prefeitura prepara novo procedimento licitatório para definir empresa para realização desse serviço. A Prefeitura está atendendo emergencialmente com realização do serviço com asfalto PMF (Pré-Misturado a Frio)”.

destaca a nota

Novamente questionada sobre os motivos pelos quais a referida empresa teria deixado de prestar os serviços, o município se limitou a dizer que: ‘Por orientação jurídica não foi permitida a renovação com a Decimal Engenharia’.

A justificativa apresentada no entanto, entra em contradição com o contrato firmado entre as partes, uma vez que, o prazo de vigência ainda estava em vigor há dois meses atrás, não cabendo então, uma suposta renovação.

Desde então, o serviço que já vinha sendo realizado de forma precária apesar do montante milionário pago à empresa, agora segue sob responsabilidade da própria prefeitura. O resultado são ruas esburacadas, remendos de péssima qualidade que se desfazem em menos de uma semana e a insatisfação da população que vê deteriorar até mesmo obras recém-inauguradas pela administração, fruto da qualidade duvidosa usado na execução das obras.

tapa buraco1
Ruas esburacadas e pavimentos que se deterioram se multiplicam pelas ruas de Corumbá
decimal processos

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular