Com apoio da Marinha, Programa Povo das Águas levou atendimento para 200 famílias no Pantanal

Você está visualizando atualmente Com apoio da Marinha, Programa Povo das Águas levou atendimento para 200 famílias no Pantanal
Ação emergencial aconteceu em parceria com a Marinha do Brasil (Foto: Clóvis Neto/PMC)
  • Autor do post:
  • Post publicado:8 de junho de 2020

A 3ª Operação Emergencial do Programa Social Povo das Águas, realizada no período de 15 a 23 de maio, atendeu 197 famílias na região do Alto Pantanal, onde foram prestados serviços para os moradores do Tuiuiú/Piuval; Capim Gordura; Castelo; Ilha Verde; Paraguai Mirim; São Francisco/Porto São Pedro/Bonfim; Amolar e Barra do São Lourenço e Rio São Lourenço. A ação aconteceu em parceria com a Marinha do Brasil.

Foram realizados 113 atendimentos médicos, 251 atendimentos de enfermagem, atendimentos odontológicos e 215 procedimentos odontológicos, além de da entrega de 245 kits de escovação e 161 ações de aplicação de flúor. Também foram aplicadas 307 doses de vacinas diversas para 210 pessoas e 05 curativos foram realizados.

As equipes do Povo das Águas ainda fizeram o atendimento a 20 urgências de pessoas com pressão alta. Três ribeirinhos receberam medicação endovenosa (inalação) e houve ainda a administração de 22 medicações injetáveis e 15 pessoas receberam administração de vitamina A.

Ainda houve 17 ações de planejamento familiar (medicação); 59 atendimentos para hipertensão arterial, 12 diabetes melitus e 04 em saúde mental; 04 gestantes foram atendidas. Também foram executados 08 testes rápidos de gravidez e 32 atendimentos médicos de crianças.

Também foram realizados, pela 3ª Operação Emergencial do Programa Social Povo das Águas, a entrega de 220 cestas básicas; 220 cobertores cedidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos; houve o repasse de 184 máscaras para proteção ao novo Coronavírus, doadas pela empresa Vale, por intermédio da ECOA e distribuídas no Paraguai Mirim e Porto São Francisco; 60 máscaras doadas pela professora Vitória Regina Garcia da Silva Kassar foram distribuídas ao longo do rio São Lourenço.

O CRAS Itinerante realizou o atendimento a 197 famílias, houve 62 encaminhamentos e orientações; 197 atualizações do PAIF e 07 visitas domiciliares.

A Operação Emergencial realizou 08 palestras com orientações sobre ações preventivas a pandemia do Covid-19. Essas ações contaram com participação de médicos da Marinha; técnicas da Assistência Social, por meio do CRAS Itinerante e pela coordenação do Povo das Águas.

O comando do navio Almirante Leverger, que transportou a equipe do Povo das Águas, solicitou, no retorno para a cidade, à coordenadora Elisama Cabalhero, palestras para a tripulação abordando os temas ‘Violência Doméstica’ e ‘Lei Maria da Penha’. As palestras, com participação da servidora do CRAS Itinerante, foram feitas para as equipes de cabos, subsargentos e outros praças.

O Povo das Águas é coordenado pela Secretaria Especial de Cidadania e Políticas Públicas e conta com a participação de servidores da Educação, Saúde, Assistência Social, Agricultura Familiar, da Defesa Civil, além de voluntários.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular