Corumbá (MS)- Após a polêmica dos atendimentos de pacientes trazidos da Bolívia para a Santa Casa de Corumbá, o secretário municipal de saúde, Rogério Leite, usou as redes sociais para informar um “acordo” com as cidades fronteiriças referente ao atendimento de pacientes estrangeiros na cidade de Corumbá.
Segundo a “nota” publicada em sua pagina do Facebook, o secretário destaca que: “Foi acordado entre as vigilâncias de saúde dos municípios fronteiriços, que, pelo lado boliviano, eles organizassem o fluxo do atendimento da sua população, para a cidade de Santa Cruz, em virtude do bloqueio Sanitário e para assegurar com que não tenhamos a entrada de pacientes suspeitos de infecção pelo Covid-19!!”, afirmou.
O secretário confirmou o atendimento realizado nos últimos
dias a pacientes que chegaram em ambulâncias da Bolívia, mas afirmou que não
foram relacionadas a doenças respiratórias.
“O transporte ocorreu sim, de pacientes que necessitam da hemodiálise para
sobreviver, pois não tem mais os Rins funcionando para manutenção da vida, e
também de um recém-nascido, prematuro, que precisou do atendimento emergencial
do nosso serviço de pediatria!!!”
A nota traz ainda a informação de que a Prefeitura teria solicitado ao Governo Federal para realizar uma barreira sanitária nas entradas da cidade e que a ação tem sido realizada 24 horas por dia, mas que o controle de acesso fronteiriço não é de competência da prefeitura.
O secretário encerra o texto afirmando que os atendimentos são realizados por questões humanitárias e para manutenção da vida.
Confira a nota na íntegra