Sem controle, Bolívia exporta pacientes para Corumbá e preocupa população em tempos de pandemia

Você está visualizando atualmente Sem controle, Bolívia exporta pacientes para Corumbá e preocupa população em tempos de pandemia
Ambulância boliviana deixa paciente na emergência da Santa Casa de Corumbá nesta Sexta-feira (27)
  • Autor do post:
  • Post publicado:28 de março de 2020

Corumbá (MS)- Responsáveis por cerca de 30% do total de atendimentos na rede pública de saúde em Corumbá, o frequente envio de pacientes de nacionalidade boliviana para o único hospital público da região, preocupa população em tempos de pandemia.

O assunto que constantemente invade as redes sociais, mais uma vez veio à tona nesta sexta-feira (27), após publicação mostrar a chegada de mais uma ambulância do país vizinho na Emergência da Santa Casa.

O internauta demonstrou na postagem a preocupação pelo envio indiscriminado de doentes para cidade devido a incapacidade de atender a sua população por parte do governo boliviano. No entanto, o ato considerado humanitário, abre um perigoso precedente que pode inclusive colocar em risco a vida da população corumbaense e ladarense que arcam com os custos do já convalido e sobrecarregado Sistema Único de Saúde na cidade.

O município já afirmou que possui apenas 10 leitos de UTI’s disponíveis para atendimento no CTI de Corumbá. Com o iminente risco de contaminação devido a pandemia mundial com o novo coronavírus que no Brasil já contaminou mais de 3.500 pessoas resultando em 94 mortes, a preocupação com a sobrecarga na Santa Casa e no setor de emergência é inevitável, uma vez que o único hospital da região é responsável pelo atendimento dos munícipes de Corumbá, Ladário e acaba absorvendo os casos de maior gravidade que ocorrem na província de German Busch na Bolívia que não participam com nenhuma contrapartida pelo atendimento médico recebido.

“Até quando a Bolívia vai ver Corumbá como um depósito de pacientes? É preciso que as autoridades se posicionem e imponham um limite, nós brasileiros que pagamos essa conta e teríamos em tese o direito a um atendimento digno não recebemos da forma como deveria ser, vamos ter também que arcar com o custo de atendimento dos estrangeiros?”, questiona a internauta.

ambulancia bolivia3
Ambulância Boliviana na entrada da emergência de Corumbá

Um dos médicos consultados pela reportagem, relatou que a maioria dos atendimentos se desenvolvem com procedimentos considerados de alto custo. “A grande maioria chega na unidade já em estado grave e demandam procedimentos caros, com a disponibilização de medicamentos de última geração e procedimentos de alta complexibilidade, além de uma recuperação longa dentro da unidade”, afirmou.

Nem mesmo o fechamento da fronteira reduziu o fluxo de ambulâncias que seguem para cidade de Corumbá diariamente. Já a entrada de brasileiros na Bolívia, segue sendo impedida por militares armados com ordem de colocar em quarentena, todos os seus compatriotas que chegarem do Brasil.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular