Trilha clandestina é usada para “furar” bloqueio na fronteira entre a Bolívia e Corumbá

No momento, você está visualizando Trilha clandestina é usada para “furar” bloqueio na fronteira entre a Bolívia e Corumbá
Trilha clandestina usada para travessia até a Bolívia
  • Autor do post:
  • Post publicado:24 de março de 2020
FacebookWhatsAppTelegramCopy LinkMessengerPrintFriendlyShare

Corumbá (MS)- Apesar de determinar o fechamento da fronteira e impedir o trânsito de pessoas dentro do território boliviano, as forças armadas do país vizinho não vem conseguindo impedir o livre trânsito de pessoas que adentram o território brasileiro por meio de trilhas clandestinas.

Uma delas, inclusive, fica a poucos metros da área de fiscalização já no lado brasileiro que além do pouco efetivo, não conta com nenhuma barreira sanitária para verificar as condições clinicas de quem chega ao país.

A Bolívia determinou que seja colocado em período de quarenta todo cidadão que chegar ao país através da fronteira com Corumbá, vindo de áreas que são consideradas de risco para contaminação com o Coronavírus.

Nesta segunda-feira (23), cerca de 45 pessoas que chegaram na fronteira foram impedidas de adentrar ao país e colocados em quarentena em um hotel na cidade de Puerto Quijarro.

cerca3
Bolivianos que chegam do Brasil estão sendo colocados em quarentena

Segundo informações apuradas pela reportagem do Folha MS, muitos estariam deixando o veículo no lado brasileiro e fazendo a travessia a pé para a Bolívia. Quando retornam, pegam os veículos e seguem para Corumbá.

cerca2
Policiais da Força Nacional e Polícia Federal em abordagem na fronteira / Fotos: Weber Reis

De acordo com o secretário municipal de saúde Rogério Leite, o cumprimento da medida de controle de acesso é fundamental para eficácia do plano de contingencia ao avanço do Coronavírus na cidade de Corumbá.

O grande problema que estamos vendo em relação a isso é realmente com o objetivo central que não pode ser perdido, que é determinar a parada de circulação de pessoas na cidade, é o que pedimos para população de Corumbá para tentar diminuir assim os riscos de um eventual contágio pelo Coronavírus, e se estamos pedindo isso para nossa população, como que vamos permitir que pessoas de nacionalidade estrangeira entre na nossa cidade e faça esse ir e vir, a qual estamos justamente restringindo para população que paga imposto? Dentro da nossa competência estamos buscando junto das esferas legais uma solução para este problema.

Rogério Leite Secretário Municipal de Saúde de Corumbá

A Deputada Federal Beatriz Cavassa, também demonstrou preocupação com a circulação indiscriminada de estrangeiros na região. Apesar de um decreto presidencial restringir a entrada de estrangeiros no país, a medida não vem sendo aplicada de forma definitiva na região de Corumbá.

Neste sentido, a parlamentar enviou um ofício direcionado ao Ministro da Justiça Sérgio Moro, o informando da situação preocupante que passa a fronteira de Corumbá e solicitando adoção de medidas cabíveis para solucionar o problema com o devido fechamento da fronteira.

FacebookWhatsAppTelegramCopy LinkMessengerPrintFriendlyShare