Governo do Estado publica resolução suspendendo cirurgias eletivas pela rede pública em MS

No momento, você está visualizando Governo do Estado publica resolução suspendendo cirurgias eletivas pela rede pública em MS
  • Autor do post:
  • Post publicado:21 de março de 2020

Campo Grande (MS) – O Governo do Estado publicou nesta sexta-feira (20.3) resolução suspendendo as cirurgias eletivas pela rede pública estadual e pela rede contratualizada, em virtude da pandemia do coronavírus (Covid-19).

Pela decisão da Secretaria de Estado de Saúde, ficam suspensas, a partir do dia 23 de março de 2020, a realização de cirurgias eletivas pela rede pública.

Excepcionalmente, está autorizada a realização de cirurgias cardíacas, oncológicas e aquelas que, mesmo se tratando de eletivas, possam causar danos permanentes ao paciente caso não sejam realizadas durante o período de suspensão estadual e pela rede contratualizada.

Os recursos humanos e materiais que serão liberados em razão da suspensão das cirurgias eletivas deverão ser direcionados para o enfrentamento da emergência de saúde pública em razão da pandemia de Covid-19.  Durante o período de vigência desta Resolução, não serão consideradas as metas contratuais de cirurgias eletivas.

A resolução leva em consideração o decreto estadual que dispõe sobre as medidas temporárias a serem adotadas para a prevenção do contágio da doença COVID-19 e enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus (SARS-CoV-2), no território sul-mato-grossense. Assim como o reconhecimento, pelo Congresso Nacional, da ocorrência de calamidade públic em função da pandemia do novo coronavírus.