Com 10 casos de H1N1 confirmados saúde de Corumbá está em Alerta

No momento, você está visualizando Com 10 casos de H1N1 confirmados saúde de Corumbá está em Alerta
  • Autor do post:
  • Post publicado:17 de março de 2020

Corumbá (MS)- Em meio a um registro mundial de Pandemia, em relação ao novo Coronavírus que já afeta milhares de pessoas ao redor do mundo, o município de Corumbá alerta também para o risco de contaminação com um outro vírus, mais conhecido da população e que provocou a morte de quatro pessoas em 2019.

Em 2020, ao menos 10 casos de Influenza (H1N1) já foram confirmados na cidade e outros dois aguardam resultado de exames laboratoriais. Entre os contaminados, segundo informações obtidas pela reportagem do Folha MS, pelo menos um é considerado grave e está a ser tratado no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) da Santa Casa.

Em contato com a Secretaria Municipal de Saúde, o órgão informou ainda que quatro casos foram registrados em uma casa de acolhimento a idosos. Ainda conforme o município, a Secretaria de Saúde realizou a constatação dos casos e mantém a rotina de tratamento e prevenção da doença que tem os mesmos procedimentos preventivos do novo coronavírus.

No caso do Asilo onde houve o registro de quatro contaminações, uma nota emitida pela Secretaria Municipal de Saúde reforça que um médico infectologista esteve no local onde foi realizado o tratamento quimioprofilaxia (um tratamento para a prevenção de infecção), bem como a higiene ambiental.

A nota reforça ainda que os idosos (grupo de risco), serão os primeiros a receberem a dose da vacina contra a gripe na campanha marcada para iniciar no dia 23 de março. O município está programando a vacinação para os idosos do asilo logo na primeira semana da campanha.

Medidas de prevenção

A transmissão do vírus Influenza, causador da gripe, acontece durante todo o ano, mas no outono e no inverno existe a tendência de aumento. O clima seco predominante no período e as temperaturas mais baixas propiciam maior sobrevida ao vírus.

Como medidas preventivas contra a gripe, recomenda-se a higienização frequente das mãos, principalmente antes de consumir algum alimento, cobrir nariz e boca com a dobra do braço quando espirrar ou tossir, não compartilhar objetos de uso pessoal tais como: talheres, copos, pratos e deixar os ambientes sempre ventilados.

Confira o calendário de vacinação:

* 23 de março : início da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Pessoas com mais de 60 anos e trabalhadores da área da saúde podem tomar a dose.

* A partir do dia 16 de abril: o público-alvo é ampliado para professores, profissionais das forças de segurança e salvamento e pacientes com doenças crônicas ( hipertensão, diabetes, asma…)

* A partir de 9 de maio: crianças de 6 meses a menores de 6 anos incompletos, pessoas entre 55 e 60 anos incompletos, gestantes, puérperas e indígenas começam a receber a vacina.

* O Dia D acontecerá no dia 9 de maio, um sábado onde as Unidades de Saúde e vários outros pontos oferecerão o imunizante para todo o público-alvo, no Brasil inteiro.

A vacinação é feita de forma gradativa para que não cause tumulto nas unidades, o que pode provocar confusão e desabastecimento.