Fruto nativo do Pantanal pode ser um aliado no combate ao câncer, dizem pesquisadores

Você está visualizando atualmente Fruto nativo do Pantanal pode ser um aliado no combate ao câncer, dizem pesquisadores

Fruto nativo bastante comum no Pantanal está sendo objeto de estudo de pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), para o combate contra o câncer. O fruto bastante utilizado como isca por pescadores da região está sendo cogitado como um dos maiores aliados no tratamento da doença.

O estudo está sendo coordenado pela nutricionista e doutora em Ciências da Cirurgia, Elisvânia Freitas dos Santos, com o apoio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect).  

Trata-se do Tucum, um fruto de casca e polpa roxa com uma semente esbranquiçada. Segundo os pesquisadores, a casca e a polpa do fruto possui grande quantidade de compostos bioativos que podem ser de grande ajuda no combate e até mesmo no tratamento de doenças como o câncer, a diabetes e as cardiovasculares.

Até o momento não existe nenhuma pesquisa sobre as atividades farmacológicas deste produto, e isso foi justamente o que chamou a atenção do grupo de pesquisadores.

De acordo com a Doutora Elisvânia, alguns resultados preliminares do estudo já comprovaram que o produto não é tóxico. “Comprovando a não toxicidade do Tucum, o próximo passo é analisar se os compostos deste fruto, introduzidos na alimentação, podem ser benéficos no combate ou até mesmo no tratamento de doenças graves como o câncer”, avalia a coordenadora do projeto.

Equipe

Fazem parte do projeto o Professor Dr Rodrigo Juliano Oliveira do Centro de Estudos em Células-tronco, Terapia Celular e Genética Toxicológica (CeTroGen); a aluna de pós-graduação Luane Aparecida do Amaral, além de alunos de iniciação científica, graduandos, doutorandos e técnicos que, com os professores, estão empenhados em descobrir de que forma este fruto, tão comum no Pantanal, pode ser benéfico para a nossa saúde. 

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular