Governo autoriza e 260 aprovados em concurso começam curso em abril

Você está visualizando atualmente Governo autoriza e 260 aprovados em concurso começam curso em abril

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) autorizou a retomada do concurso para a Polícia Civil aberto em 2017 e 260 aprovados serão chamados para o curso de formação, que tem previsão de começar em abril. A convocação foi determinada pela Justiça.

Despacho do desembargador Nélio Stábile, do dia 20 de janeiro, manda que o Governo de Mato Grosso do Sul os candidatos que passaram em todas as outras fases do certame. O prazo dado era de 30 dias a partir da notificação.

Serão chamados 120 aprovados para o cargo de investigador e outras 140 para escrivão. O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, explicou que o próximo passo é fazer as adequações na formulação do curso que será ministrado pela Acadepol (Academia da Polícia Civil) para que seja possível fazer a formação para mais profissionais que o previsto.

A capacitação deve durar cerca de 90 dias. “A partir daí, os profissionais estão aptos a serem nomeados”, detalhou o secretário, deixando claro que nem todos começaram a trabalhar de imediato.

Para o delegado-geral, Marcelo Vargas, a notícia é um alívio para a corporação. “Atendemos a 236 mil ocorrências em 2019, 1 milhão de pessoas passaram pelas delegacias. O trabalho da Polícia Civil é mais demorado, por isso precisamos deste reforço”.

O efetivo atual é de 1,8 mil homens e mulheres. A convocação significa acréscimo, portanto, de 14% no quadro.

Mais gente

Durante a solenidade de assinatura da autorização, o governado anunciou que também ampliará as vagas do concurso para a PM (Polícia Militar) e Corpo de Bombeiros.

No fim do mês passado, 388 para se formarem soldados da PM e 63 para serem oficiais especialistas de saúde. Outros 153 foram chamados para o curso de soldado dos bombeiros e 24 para a formação de oficiais (especialistas e de saúde) da corporação.

Reinaldo disse que ainda não tem os números fechados, mas que a convocação deve acontecer na próxima semana. “É que o estado já está no limite [de gastos com pessoal], temos de tomar cuidado para ampliar vagas e fazer novos concursos”.

O chefe do Executivo também noticiou que está preparando uma série de licitações para equipe as polícias de Mato Grosso do Sul.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular