Povo das Águas atendeu mais de 220 famílias na região do Baixo Pantanal

No momento, você está visualizando Povo das Águas atendeu mais de 220 famílias na região do Baixo Pantanal
173 procedimentos odontológicos foram realizados pela equipe / Foto: PMC
  • Autor do post:
  • Post publicado:6 de fevereiro de 2020
FacebookWhatsAppTelegramCopy LinkMessengerPrintFriendlyShare

A 10ª edição do Programa Social Povo das Águas, realizada no período de 19 a 25 de janeiro, atendeu 222 famílias na região do Baixo Pantanal, onde foram prestados serviços para os moradores do Porto Formigueiro, Porto da Manga, Porto Esperança, Forte Coimbra e Porto Morrinho.

A ação reuniu profissionais das secretarias de Saúde, Assistência Social, Educação, Agricultura Familiar e da Defesa Civil, com coordenação da Secretaria Especial de Cidadania e Políticas Públicas, e levou diversos atendimentos para famílias que vivem em áreas de difícil acesso do Pantanal corumbaense.

Foram realizados 265 atendimentos médicos, 297 procedimentos de enfermagem, 52 atendimentos odontológicos e 124 procedimentos odontológicos, além de da entrega de 74 kits escovação e 67 ações de aplicação de flúor. Também foram aplicadas 158 doses de vacinas diversas para 77 pessoas. Os profissionais do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) imunizaram 32 cães e 03 gatos. Houve ainda a realização de 05 palestras sobre higiene e saúde e planejamento familiar.

Cinquenta e dois integrantes do programa Bolsa Família participaram da pesagem obrigatória; 07 curativos foram realizados, bem como o atendimento a 13 urgências de pessoas com pressão alta. Cinco ribeirinhos receberam medicação endovenosa e houve ainda a administração de 31 medicações injetáveis e 22 pessoas receberam vitamina A.

Ainda houve ação de planejamento familiar (medicação) que chegou a 25 pessoas; 67 atendimentos para hipertensão arterial, 04 diabetes melitus e 14 em saúde mental; 04 gestantes foram atendidas. A décima  edição do Povo das Águas registrou 02 visitas domiciliares em saúde; 04 testes rápidos de gravidez e também 08 aplicações de testes rápido de HIV, Sífilis e Hepatite B e C.

Nesta edição, 222 famílias foram assistidas pelos profissionais do CRAS Itinerante e da Defesa Civil, totalizando 617 atendimentos. O Povo das Águas ainda realizou a atualização do PAIF (Programa de Atenção Integral à Família) de 222 pessoas.

Também foram realizados também 64 encaminhamentos e orientações pelo CRAS Itinerantes e 18 visitas domiciliares, 80 crianças e jovens participaram de atividades lúdicas e pedagógicas e foram feitos 80 cortes de cabelo. Foram distribuídas 225 cestas básicas aos ribeirinhos.

O Povo das Águas é coordenado pela Secretaria Especial de Cidadania e Políticas Públicas e conta com a participação de servidores da Educação, Saúde, Assistência Social, Agricultura Familiar, da Defesa Civil, além de voluntários.

FacebookWhatsAppTelegramCopy LinkMessengerPrintFriendlyShare