A 10ª edição do Programa Social Povo das Águas, realizada no período de 19 a 25 de janeiro, atendeu 222 famílias na região do Baixo Pantanal, onde foram prestados serviços para os moradores do Porto Formigueiro, Porto da Manga, Porto Esperança, Forte Coimbra e Porto Morrinho.
A ação reuniu profissionais das secretarias de Saúde, Assistência Social, Educação, Agricultura Familiar e da Defesa Civil, com coordenação da Secretaria Especial de Cidadania e Políticas Públicas, e levou diversos atendimentos para famílias que vivem em áreas de difícil acesso do Pantanal corumbaense.
Foram realizados 265 atendimentos médicos, 297 procedimentos de enfermagem, 52 atendimentos odontológicos e 124 procedimentos odontológicos, além de da entrega de 74 kits escovação e 67 ações de aplicação de flúor. Também foram aplicadas 158 doses de vacinas diversas para 77 pessoas. Os profissionais do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) imunizaram 32 cães e 03 gatos. Houve ainda a realização de 05 palestras sobre higiene e saúde e planejamento familiar.
Cinquenta e dois integrantes do programa Bolsa Família participaram da pesagem obrigatória; 07 curativos foram realizados, bem como o atendimento a 13 urgências de pessoas com pressão alta. Cinco ribeirinhos receberam medicação endovenosa e houve ainda a administração de 31 medicações injetáveis e 22 pessoas receberam vitamina A.
Ainda houve ação de planejamento familiar (medicação) que chegou a 25 pessoas; 67 atendimentos para hipertensão arterial, 04 diabetes melitus e 14 em saúde mental; 04 gestantes foram atendidas. A décima edição do Povo das Águas registrou 02 visitas domiciliares em saúde; 04 testes rápidos de gravidez e também 08 aplicações de testes rápido de HIV, Sífilis e Hepatite B e C.
Nesta edição, 222 famílias foram assistidas pelos profissionais do CRAS Itinerante e da Defesa Civil, totalizando 617 atendimentos. O Povo das Águas ainda realizou a atualização do PAIF (Programa de Atenção Integral à Família) de 222 pessoas.
Também foram realizados também 64 encaminhamentos e orientações pelo CRAS Itinerantes e 18 visitas domiciliares, 80 crianças e jovens participaram de atividades lúdicas e pedagógicas e foram feitos 80 cortes de cabelo. Foram distribuídas 225 cestas básicas aos ribeirinhos.
O Povo das Águas é coordenado pela Secretaria Especial de Cidadania e Políticas Públicas e conta com a participação de servidores da Educação, Saúde, Assistência Social, Agricultura Familiar, da Defesa Civil, além de voluntários.