Casal de pitbulls é abandonado e dono de 27 anos alega sofrer de depressão

pitbull
A fêmea foi resgatada extremamente magra e coberta de carrapatos (Foto: Guarda Animal)

Um casal de cães da raça pitbull foi encontrado em situação de maus-tratos nesta sexta-feira (3), em Campo Grande. Os animais estavam extremante magros, sem comida ou água e expostos ao sol e a chuva. Para a polícia, o dono alegou ter deixado de cuidar dos cães após entrar em depressão.

As denúncias de maus-tratos aos animais chegaram a Decat (Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Ambientais e Atendimento ao Turista) e a ONG Guarda Animal nesta manhã. Os policiais e uma das protetoras foram ao endereço e encontraram os cães em situação crítica, magros e cobertos de carrapatos, sem água e comida.

Em um primeiro momento, o proprietário dos cães não estava na casa, mas pouco depois foi localizado e entregou um dos animais aos protetores da ONG. A fêmea, batizada de Samira, foi a primeira a ser levada para uma clínica veterinária. “Está muito debilitada e infestada de carrapatos. Quase não aguenta ficar muito tempo de pé de tão fraquinha”, descreveu a protetora responsável pelo resgate no Facebook da Guarda Animal.

Após o resgate, o dono dos animais, de 27 anos, prestou depoimento na delegacia e alegou ter deixado de cuidar dos cães depois de entrar em um quadro grave de depressão. Aos investigadores, ele contou que gosta muito de animais e por isso pegou o casal de pitbull há cerca de três anos, quando ainda eram filhotes.

Em depoimento, o homem afirmou que passa por uma série e problemas pessoais e também está desempregado, por isso não tem condições de cuidar dos animais. Na delegacia, explicou que já deu entrada em tratamento no Caps (Centro de Atenção Psicossocial) e se comprometeu a entregar o pitbull macho ainda hoje.

Ao Campo Grande News, o investigador Alexei Rocha detalhou que o rapaz já havia sido denunciado meses atrás, mas que na época a situação encontrada pelas equipes da Decat era completamente diferente. “A denúncia era infundada. Os animais estavam bonitos, havia água e ração para eles”.

Agora, explica o policial, o morador responde pelo crime de maus-tratos, que tem pena de três meses a 1 ano de detenção e multa.

Serviço

Samira, segundo a ONG, ficará internada e será submetida a exames de sangue. “Provável estar com doença do carrapato e precisar de transfusão de sangue”, detalhou a publicação da ONG feita nas redes sociais. Por isso a Guarda Animal pede por doações.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular