Agentes do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) estiveram nesta quinta-feira (26) no Jardim Campo Nobre, em Campo Grande. A equipe esteve no condomínio da menina de 6 anos, internada na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Regional, depois de ser picada por um escorpião.
Durante a vistoria, os agentes encontraram ao menos três escorpiões Tityus Confluens, mesma espécie que picou a garota.
De acordo com o coordenador do Civitox (Centro Integrado de Vigilância Toxicológica), na região há terrenos baldios, com mato alto, um carro em estado abandono, vasos, materiais de construção e baratas, elementos que, segundo ele, contribuem para a proliferação do animal peçonhento.
A criança segue entubada no HR, mas o estado de saúde dela apresentou melhora. A menina foi internada na terça-feira (24). Ela havia sido levada para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Bairro Universitário e posteriormente encaminhada ao HR.
Segundo o coordenador do Civitox, o pulmão da criança apresentou quadro de melhora, ela chegou a ser extubada. “Durante a madrugada tentamos tirar a medicação que atua diretamente na força cardíaca, mas ela não suportou. Deve ficar uns três dias até domingo para fazermos nova tentativa na segunda-feira”.
Ele afirma que o estado de saúde da criança apresentou 10% de melhora de ontem para hoje. “O Ecocardiograma apontou melhora próximo a 40%”, completou.