A Liga Independente das Escolas de Samba de Corumbá – LIESCO, se reuniu na noite desta terça-feira (10), na quadra do GRES A Pesada, campeã do carnaval 2019, para a discussão e aprovação do Regulamento para os desfiles de 2020. Na oportunidade, também foram entregues às escolas de samba os critérios de julgamento dos quesitos avaliados, o mapa de concentração das agremiações, bem como o informativo sobre a posição das cabines de julgamento e os quesitos avaliados em cada uma delas.
A grande novidade para 2020, de acordo com o Presidente da LIESCO José Martinez Neiva, será a retirada do quesito “Ala das Baianas” do julgamento.
“O que acontecia era um duplo julgamento: a fantasia das baianas tinha problemas e a penalização vinha no quesito fantasia e no quesito Ala das Baianas. De acordo com o que se faz nos carnavais espalhados no Brasil, o quesito deixa de existir, sendo as baianas julgadas nos quesitos Fantasia e Harmonia e Evolução, ficando as nossas matriarcas como item obrigatório, com número mínimo de componentes e passível de punição pelo artigo 26 em caso de não cumprimento“, destacou o presidente da Liesco.
Outro ponto importante está no tempo do desfile, agora de 70 minutos, conforme ressaltado pelo Coordenador Geral dos Desfiles Victor Raphael. “O que tem acontecido nos desfiles dos últimos anos é a grande parada das agremiações em frente da linha demarcatória final dos desfiles, o que acarreta em punição no quesito Harmonia e Evolução por conta disso, além de ser ruim ao componente ficar tanto tempo no mesmo lugar. As escolas tem feito essa manobra, o que dá demonstração de que precisamos dinamizar o desfile, e a nova cronometragem é uma ação nesse sentido“, frisou.
Durante as discussões, um dos assuntos mais comentados foi relacionado à limitação de fantasias já utilizadas em outras praças, limitada a 30% dos componentes, com exceção das fantasias de Mestre-Sala e Porta-Bandeira e Comissão de Frente, que não entram para efeitos de contagem. Sobre isso, o Vice-Presidente Fernando Costa comentou: “todo ano a discussão sobre o uso de materiais de outros carnavais do país gera opiniões. Com essa medida, as escolas já sabem até onde podem realizar esse expediente sem a dúvida quanto à sua legalidade”.
Os desfiles das escolas de samba de Corumbá acontecem entre os dias 23 e 24 de fevereiro de 2020, com a seguinte ordem de desfile:
Domingo – 23 de fevereiro
1ª – Unidos da Major Gama
2ª – Mocidade Independente da Nova Corumbá
3ª – Acadêmicos do Pantanal
4ª – Unidos da Vila Mamona
Segunda-feira – 24 de fevereiro
1ª – Imperatriz Corumbaense
2ª – Marquês de Sapucaí
3ª – A Pesada
4ª – Estação Primeira do Pantanal
5ª – Império do Morro