Vereador sugere maior rigor para proprietários de imóveis que coloquem em risco saúde pública que

terreno-sujo
  • Autor do post:
  • Post publicado:5 de dezembro de 2019

Maior rigor contra proprietários de imóveis que, devido às más condições de conservação, colocam em risco a saúde da população, é o que está pedindo o vereador Haroldo Cavassa. A reivindicação ocorreu por meio de requerimento apresentado na Câmara Municipal, direcionado ao secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Ricardo Ametlla, com cópia ao prefeito Marcelo Iunes.

Haroldo observou que seja aplicada, de forma efetiva, a Lei Municipal n° 2.551/2016, que disciplinou e autorizou o Município a aplicar sanções aos proprietários de imóveis, principalmente terrenos baldios, que estejam em condições precárias de conservação, necessitando de limpeza, remoção de entulhos, lixos e possibilitando a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, Chikungunya, febre amarela e Zika vírus.

“Estamos no início do período de chuvas em nossa cidade, que junto ao calor intenso e a sujeira, são fatores que contribuem para a proliferação do mosquito transmissor dessas doenças. É dever de todos os proprietários de imóveis em Corumbá, manter a conservação de suas áreas internas, para evitar a proliferação do mosquito”, explicou.

Por isso mesmo, o vereador fez a solicitação à Prefeitura, no sentido de cumprir a legislação, aplicando sanções e multas àquelas pessoas que estão em desacordo quanto à manutenção e limpeza de suas propriedades e terrenos. A prevenção ainda é o melhor caminho para evitar essas doenças, e o envolvimento do poder público, da sociedade civil e da população em geral, será fundamental para o sucesso e erradicação dessas doenças em nossa cidade”, completou.

Placas de identificação

Também à pasta de Infraestrutura e ao diretor da Agetrat, Alexandre Vasconcellos, o vereador está pedindo a instalação de placas de identificação das ruas e avenidas em toda a área urbana de Corumbá, importante para melhor orientação da população.

“Muitas placas estão apagados, outras difíceis de detectar à primeira vista, isso quando existem. Além disso, não existe indicação da numeração das quadras, o que é de suma importância para quem não conhece bem a cidade, ou até mesmo para o morador que não costuma transitar com frequência por outros bairros”, explicou.

“As placas de sinalização de logradouros devem ser um exemplo também de estética, informação e visibilidade, valorizando as ruas da nossa cidade que é turística. Sugerimos ainda, que nos casos de existência de terrenos nas esquinas, sejam colocadas placas verticais para melhor orientação”, concluiu.

Lajotamento

O vereador Haroldo Cavassa está reivindicando à Prefeitura, a execução de obras de pavimentação da Alameda Maria Helena, localizada no Bairro Aeroporto, entre as ruas Alan Kardec e Marechal Floriano. O pedido foi direcionado ao secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Ricardo Ametlla, com cópia ao prefeito Marcelo Iunes

haroldo
Foto: Ascom –

“O lajotamento da via é uma reivindicação dos próprios moradores da região e vai garantir melhor qualidade de vida, bem como valorização dos imóveis”, explicou, citando ainda que a pavimentação vai beneficiar também os condutores de veículos que transitam pelo local, além de eliminar problemas como a poeira, durante a seca, e lama, em períodos de chuva.

Outra via que necessita de melhorias, conforme Haroldo, é a Alameda Laranjeiras, entre a Rua Delamare e Avenida General Rondon, no Bairro Dom Bosco. O  vereador explicou que o trecho necessita de serviços de recuperação do pavimento, e o recapeamento é a alternativa mais correta, para eliminar o grande número de  buracos e facilitar o acesso à Unidade de Saúde Ênio Cunha II.

Outra solicitação foi a execução de uma série de serviços para recuperar a pintura, sinalização e reestruturação das quatro lombadas (quebra-molas) existentes na Avenida Gaturama, até o portal de entrada da cidade, inclusive como colocação de placas sinalizando os obstáculos.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular