Fundação de Turismo e AGETRAT alertam banhistas sobre riscos de afogamento no Rio Paraguai

Afogamento-porto-geral
Duas placas foram instaladas para alertar os turistas e banhistas que frequentam o local / Foto: Divulgação PMC
  • Autor do post:
  • Post publicado:3 de dezembro de 2019

O risco de afogamento nas águas do Rio Paraguai, passou a ser evidenciado por meio de uma placa, instalada na prainha do Porto Geral. A iniciativa é da Prefeitura de Corumbá por meio da Fundação do Turismo e Agetrat.

O objetivo, primeiro de tudo, é evidenciar para população, em especial aos banhistas que utilizam o espaço como área de recreação sobre a real chance de afogamento. Neste sentido, duas placas foram instaladas na região com os avisos.

​Da mesma forma, essa ação tem por finalidade diminuir os índices de afogamento que aumentam nesse período. Diante das altas temperaturas, muitas pessoas se dirigem a essa localidade para vivenciar momentos de lazer, por vezes acompanhados de bebidas alcoólicas. Nas placas, além do alerta, constam números de instituições de segurança e de socorro emergencial. É uma forma de facilitar ações de resgate caso algum sinistro aconteça.

Sem proibição

​A diretora- presidente da FUNDTUR , relata: “não podemos proibir as pessoas de se banharem nas águas do Rio Paraguai, porém é nosso dever alertar acerca dos riscos. Estamos fazendo a nossa parte, alertando, e cabe aos usuários terem a consciências do perigo eminente”.

O aviso orienta também sobre o fluxo de veículos no local. Alexandre Vasconcelos, diretor da Agentrat, destaca que, o mais seguro é que os veículos estacionem na rua Manoel Cavassa. Vale destacar ainda que a área é destinada para o trafego de embarcações

​Outro fato foi destacado pelo Diretor- Presidente da Agência Municipal de Trânsito e transporte, Alexandre do Carmo Taques Vasconcelos, sobre o grande fluxo de veículos que circulam na prainha entre as pessoas em movimento, animais e embarcações de pequeno porte.  Ele orienta que, o mais seguro, seria que os veículos sejam estacionados na Rua Manoel Cavassa e não na Prainha, garantindo assim a segurança e integridade de todos.

​Tanto a FUNDTUR, quanto a AGETRAT, informam que nesse período de grande fluxo na região portuária, realizarão ações de orientação acerca dos riscos mencionados acima

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular