Com o tema “Um país inexistente: Los Xarayes”, o tradicional Moinho Concert acontecerá no dia 15 de Dezembro, data em que o Moinho Cultural completa oficialmente 15 anos de existência.
O Moinho Concert esse ano abordará a história de como os primeiros exploradores da maior área alagada do mundo, o Pantanal – que os espanhóis inicialmente chamavam de “Laguna de los Xarayes” e depois também passaram a chamar de Mar de Xarayes – se empenharam em entender e explicar uma região de geografia ímpar, ora paradisíaca ora inóspita ao extremo, zelosa de seus mistérios e em constante mutação.
E nessa sintonia os integrantes do Moinho representarão essa fantástica história através da música e da dança no palco do espetáculo que acontecerá no pátio do Moinho a partir das 19h.
Para os interessados em assistir e viajar nessa história já está disponibilizado o Convite Solidário, no valor de R$ 10, na secretaria do Moinho no horário de expediente, das 8h às 11h30 e das 14h às 17h30.
A Laguna de Los Xarayes era habitada por índios agricultores, de boa índole e possuidores de metais preciosos: os Xarayes. A cartografia jesuítica também lhe rendeu tributos, representando Xarayes como o lugar onde nascia o rio Paraguai. Em meados do Setecentos, entretanto, demarcadores de limites perceberam que a Laguna de Los Xarayes nada mais era que as águas do Paraguai quando este rio espraiava, em tempos de suas cheias. Desde então aquele lugar passou a receber o nome de Pantanal.