Obras do Fonplata na Porto Carrero e no Vitória Régia são paralisadas após decisão judicial

obras_porto_carrero
Obras de requalificação da Porto Carrero foram iniciadas ha uma semana / Foto: PMC
  • Autor do post:
  • Post publicado:29 de novembro de 2019

Corumbá (MS)- Não durou nem uma semana a alegria da população com a notícia do início das obras de pavimentação e recapeamento da Avenida Porto Carrero e nas ruas do bairro Vitória Régia. Isso porque nesta quinta-feira (28), quem passou próximo às vias, observou que nenhum maquinário estava trabalhando.

A paralisação ocorreu devido uma decisão judicial suspender o resultado da licitação realizada pela prefeitura. Na verdade, a decisão suspende o resultado da segunda licitação que o município organizou alegando demora da empresa vencedora do primeiro certame em dar início aos trabalhos.

Na época, o poder executivo chegou a convocar a segunda colocada, mas esta não teria aceitado o valor proposto. A prefeitura então deu um início a uma nova licitação em que, curiosamente, a empresa que havia sido a segunda classificada e recusou o serviço, venceu e dessa vez deu início aos trabalhos que em um prazo de pouco mais de seis meses, foi orçado em aproximadamente R$ 2 milhões de reais a mais que o primeiro contrato.

transtornos_com_obras
Na rua Porto Carrero, os serviços tiveram início pela quadra da rua 21 de Setembro, a partir da rotatória (Foto: Renê Marcio Carneiro/PMC

A licitação chegou a ser embargada pelo Tribunal de Contas do Estado que justificou a decisão, ao fato de técnicos terem encontrado indícios de irregularidades que poderiam ocasionar prejuízos aos cofres públicos.

A decisão judicial, no entanto, deu parecer favorável à empresa Santa Luzia e a reconheceu como a detentora dos direitos para realizar as obras que são custeadas com recursos do Fonplata.

Enquanto isso, os transtornos acarretados pelas vias que já sofriam intervenção vão se acumulando sem previsão de que as obras sejam reiniciadas.

decisao

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular