Representantes de clubes e Federação Estadual de Futebol se reuniram na tarde desta sexta-feira (22), em Campo Grande, para discutir o formato e regulamento da Campeonato Sul-mato-grossense de 2020. A maior novidade foi à inserção dos três clubes que ainda disputam a Série B na tabela do torneio.
Dentro de campo, apenas o Pontaporanense já havia garantido o acesso. Cena e Maracaju ainda lutariam pela segunda vaga, mas a abertura de janela fez com que os três já estejam na 1ª divisão, o que torna a Série B, em andamento, uma mera competição amistosa. O Sete de Setembro já havia apresentado carta de desistência, abrindo uma vaga.
De acordo com o regulamento apresentado, os dez times vão se enfrentar em turno único. Os oito melhores avançam para o mata-mata. Os dois últimos serão rebaixados.
A tabela foi apresentada hoje obedecendo ao prazo de 60 dias antes do campeonato começar, mas pode sofrer modificações.
A primeira rodada, no dia 22 de janeiro, o Operário visitando a Serc e o Comercial, também fora de casa, contra o Maracaju. Águia Negra e Aquidauanense, finalistas da última edição, se enfrentam em Rio Brilhante. Completam a rodada Pontaporanense x Costa Rica e Nova Andradina x Corumbaense. O clássico entre Comercial e Operário está previsto para a 6ª rodada.
Série B
Sem validade, o Campeonato Estadual da Série B continua neste fim de semana com Cena x Maracaju, no estádio Andradão, em Nova Andradina, distantes 300 km de Campo Grande. O jogo está marcado para domingo, a partir das 15h.
Ainda haverá mais duas rodadas. Maracaju e Cena voltam a se enfrentar no dia 27, em Ponta Porã, e o Pontaporanense enfrenta o Maracaju no dia 30, em Nova Andradina.
O Pontaporanense, já classificado, lidera com 7 pontos. O Cena somou apenas 1 ponto e o Maracaju não somou ponto.
Mudanças no Regulamento
Em 2019 caíram quatro times e na temporada 2020 serão dois. Outra mudança importante é nos critérios de desempate. Na fase classificatória, o confronto direto entrou como critério antes da parte disciplinar.
Já no mata-mata, não há mais vantagem de dois empates para quem tem melhor campanha. Em caso de empate em pontos e saldo, a decisão vai para os pênaltis.
No banco de reservas, será obrigatório que o treinador tenha certificado expedido pela CBF, Federações ou Sindicato dos Treinadores. Sem isso, o clube não conseguirá registrar seu técnico no BID da CBF.
O Campeonato começa dia 22 de janeiro com Serc x Operário, Pontaporanense x Costa Rica, Maracaju x Comercial, Cena x Corumbaense e Águia Negra x Aquidauanense.
A fase classificatória termina dia 15 de março. A grande final do Estadual será dia 26 de abril.
*Com informações Campo Grande News e FFMS