Moinho Cultural está entre os finalistas do Programa VOA da Ambev

Você está visualizando atualmente Moinho Cultural está entre os finalistas do Programa VOA da Ambev
Moinho Cultural está entre os seis finalistas do programa / Foto: Divulgação
  • Autor do post:
  • Post publicado:22 de novembro de 2019

O Instituto Moinho Cultural Sul-Americano está entre os finalistas do programa VOA 2019 da Ambev. O VOA é um programa de mentoria e capacitação em gestão para ONGs, ao qual os funcionários voluntários da Ambev que estão no programa doam tempo e conhecimento para alavancar o impacto social de organizações que atuam no desenvolvimento, educação e geração de oportunidades para crianças e jovens.

Esse ano mais de trezentas instituições foram mapeadas pelo programa e a partir desse mapeamento foi feita uma seleção online na qual essas instituições apresentaram em quatro minutos qual o objetivo de entrar no Programa. Destas trezentas, oitenta e quatro instituições passaram para as próximas fases, ficando depois cinquenta e quatro e agora são seis finalistas, dos quais uma delas é o Moinho Cultural.

Com essa participação o Moinho já recebeu um curso de gestão composto por nove módulos: Sonhos e Princípios, Estratégia e Tática, Gente e Gestão, Gestão da Rotina, Gestão de Orçamento, Comunicação e Relacionamento, Captação de Recursos e Governança, Solução de Problemas e Gestão de Projetos.

O Moinho Cultural também contou com o apoio e mentoria de dois funcionários voluntários da Ambev que ajudaram na implementação desses conteúdos na gestão e dia-a-dia da organização. A interação entre as organizações e seus mentores é baseada na troca de experiências e conhecimento: elas têm a expertise na sua área de atuação, e os mentores a aplicação de ferramentas de gestão.

A mentoria é o momento para tirar dúvidas e discutir a melhor forma de aplicar os conteúdos na realidade da ONG. Os voluntários acompanham as tarefas realizadas e ajudam a guiar as organizações no atingimento do sonho. Além do conteúdo das aulas, desenvolvem juntos um projeto prático referente a um desafio que elas enfrentam. Muitas organizações já tiveram resultados incríveis ao fim do programa.

Para a Diretora Executiva do Moinho, Marcia Rolon é um privilégio estar entre os finalistas do Programa. “Porque nós conseguimos com esse programa ferramentas que não conhecíamos, que são de empresas, então estão passando a expertise deles, o olhar da empresa para as ONGs. Eles querem ser os maiores e melhores orientadores de metodologias para ONG. Fizemos nove encontros online e presenciais, e o melhor de tudo é que disponibilizaram dois mentores. E o mais importante é que a equipe toda do Moinho se integrou, e tudo que eles passaram estamos colocando em prática”, explicou. E ainda frisou, “Chegar entre os seis finalistas já é ganhar, aliás participar já foi ganhar”.

A coordenadora de Projetos do Moinho, Mônica Macedo disse que ser um dos finalistas do Programa VOA proporciona um sentimento misto de alegria e responsabilidade. “Foram muitas instituições fortes, com projetos muito bons que participaram conosco desse programa, mas o Moinho tem um trabalho marcante na fronteira Brasil-Bolívia e eu acredito que essas ferramentas que o VOA nos proporcionou possibilitaram sistematizar as atividades da nossa instituição e agora podemos replicá-la num modelo de franquia social para outras regiões de fronteira. Acredito que isso é fundamental não só para a instituição, mas para outras crianças que estão em situação de vulnerabilidade nas fronteiras”, ressaltou.

Depois da consultoria, as organizações são acompanhadas por mais um ano e podem receber um selo de confiança e credibilidade da Ambev.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular