Obras de artista radicado em Corumbá fará parte de exposição no Festival América do Sul 

No momento, você está visualizando Obras de artista radicado em Corumbá fará parte de exposição no Festival América do Sul 
Obras do artista estarão expostas durante Festival América do Sul Pantanal
  • Autor do post:
  • Post publicado:8 de novembro de 2019

Corumbá (MS)- A inspiração e talento do artista Vitor Hugo, fará parte da exposição da galeria de arte que estará presente de 14 a 17 de novembro durante a realização da 15ª Edição do Festival América do Sul Pantanal, realizada nas cidades de Corumbá e Ladário.  

Natural de São Paulo, mas radicado em Corumbá, o artista vai expor três trabalhos inéditos, pinturas mistas em pastel emoldurados que segundo Vitor, retrata uma nova linguagem de trabalho que vem desenvolvendo nos últimos anos.  

“Fui contemplado no edital do Festival América do Sul 2019, respondendo ao processo seletivo. Na proposta apresentei três trabalhos inéditos, pintura mista em pastel emoldurados que serão expostas, então vou estar integrando a programação que contou com a participação de artistas de todo Brasil. Isso me deixou muito feliz em poder reforçar essa representatividade de produção artística elaborada aqui em Corumbá, e que está em um grande crescente, não só eu, como outros artistas que estão produzindo muitos outros trabalhos, mas que muitas as vezes não ficam acessíveis para o público por questões burocráticas, falta de espaço entre outras razões”, disse. 

Vitor destaca que a participação em um evento com reconhecimento internacional, como o FASP, é uma forma de incentivar e reconhecer os talentos que de alguma forma trabalham na produção artística local.  

“Estar dentro do Festival é algo que vai enriquecer o meu trabalho, meu portifólio e uma outra linguagem que venho fazendo nos últimos anos voltado para a arte contemporânea com o uso das técnicas de cubismo”, afirmou. 

Mural 

Para Vitor, a realização do Festival América do Sul em Corumbá vai além da oportunidade de ter seu trabalho exposto em um dos eventos culturais de maior relevância no Estado, é também a oportunidade de ter suas obras e a de tantos outros artistas que estão expostas pela cidade, visitadas por pessoas de diferentes regiões do Brasil, América do Sul e do Mundo.  

Um exemplo, é o mural de aproximadamente três metros de altura por 12 metros de comprimento, exposto no cruzamento das ruas Sete de Setembro e América, na região central de Corumbá. 

“É uma obra que foi feita pela primeira vez, há uns três anos atrás e que recentemente recebi o convite para realizar uma nova pintura, com uma nova roupagem e então começamos o mural que foi batizado como Intuição, Inspiração em Harmonia. Esse nome se dá pelos três personagens que compõe a arte, um trabalho poético, são três índias, a primeira tem um simbolismo da intuição, ela traz consigo um arco que representa o cuidado e proteção com a natureza, a segunda que está gestando um ser com as mãos, ou seja moldando, criando um novo ser e tem essa relação com a inspiração e a do canto é a harmonia que seria já um complemento com esse contato com a natureza, uma mensagem sobre o contato que podemos ter com o meio ambiente”, destaca. 

victor1
Mural fica na rua América com Sete de Setembro no Centro de Corumbá / Foto: Arquivo Pessoal

Vitor afirma que o intuito do projeto é que as pessoas possam interagir com a obra e lançando seu olhar e refletir cada um, o seu próprio conceito da arte. 

“Eu coloquei esse nome como uma ideia inicial para que as pessoas possam desvendar, desbravar novos olhares sobre o trabalho, isso é a arte, o momento em que a pessoa se depara com aquilo e vai criando um valor sentimental, emocional e conceitual sobre o que ela enxerga. É uma arte externa que vem com esse propósito de que muitas pessoas realmente tenham acesso, o que já vem acontecendo, muitas pessoas passam, se inspiram, registram o momento em fotografias, me marcam nas redes sociais e espero que durante o Festival América do Sul, mais pessoas tenham acesso a esse trabalho, esse é o propósito de mu

rais é uma arte feita para todos”, concluiu Conheça mais do trabalho de Vitor AQUI

Convite Festival Arte e Cultura IFMS Aquidauana  

arte victorO ano de 2019 tem sido de grande reconhecimento e conquista de espaço para o artista que foi convidado para participar do Festival Arte e Cultura da IFMS em Aquidauana.  

“Vou estar na programação para dialogar sobre as minhas obras, o processo criativo além de uma oficina de processos criativos e colaborativos. Vai ser muito interessante essa proposta de estar conversando com os estudantes do campus e de alguma forma colaborar para que eles possam sentir-se mais confortáveis  em produzir cada um, a sua arte, independente de qual seja a linguagem e colocar ali, seu trabalho, seu processo e o andamento”, contou o artista que ainda deverá conduzir um workshop com algumas técnicas voltadas para artes visuais. 

Nascido no estado de São Paulo, Vitor conta que apesar de não ser corumbaense, faz questão de destacar toda a representatividade e influência que a região, natureza e toda cultura local trazem sobre o seu trabalho. 

“No ano passado eu já havia participado no festival de arte e Cultura aqui de Corumbá e fico muito contente de poder participar mais uma vez e representar a região, mesmo não sendo natural daqui, posso dizer que a minha arte carrega esses aspectos da cidade de Corumbá, essa essência, e para onde eu for estarei levando também o nome de Corumbá”, contou.  

Homenagem a Agripino 

Para o futuro, o artista já está trabalhando em um novo projeto, em qual ainda busca a concretização de parcerias, para a criação de um novo mural. O objetivo, será homenagear um dos mais renomados artistas corumbaenses, Seo Agripino. 

Contatos:

Email: Vitor.hugo.cure@gmail.com
WhatsApp  (67) 9.9617-1138
Instagram: @vhsarte
Facebook: https://www.facebook.com/vitorhugosouzaart/