Convocação para greve geral já gera filas e correria em postos de combustíveis na fronteira

Você está visualizando atualmente Convocação para greve geral já gera filas e correria em postos de combustíveis na fronteira
Bolivianos formam filas nas bombas de combustíveis /Foto: Rede Global
  • Autor do post:
  • Post publicado:22 de outubro de 2019

A poucas horas do início da greve geral convocada pelos comitês cívicos do departamento de Santa Cruz na Bolívia, é grande a movimentação de pessoas em busca de combustível nos postos de serviços da região na província de German Busch, que faz fronteira com Corumbá.

A paralisação total dos serviços anunciados e por tempo indeterminado, provocou uma grande movimentação de cidadãos bolivianos para abastecimento de combustível e também alimentação, com o temor de que em pouco tempo já se sinta a falta de produtos em diversas regiões.

O desabastecimento se deve principalmente pelo bloqueio das principais rodovias do país conhecidas como carretas e também na rota biomecânica que liga o interior da Bolívia com Santa Cruz de La Sierra.

No final da manhã desta terça-feira (22), o presidente do comitê cívico de Santa Cruz de La Sierra, Luís Fernando Camacho, pediu que a população se mobilizasse em busca do que chamou de “restabelecimento da democracia”. Na oportunidade ele solicitou ainda que a população se abastecesse de suprimentos já que o bloqueio das rodovias pode ocasionar em desabastecimento de produtos em diversas regiões do país.

Jovens da União Juvenil Porteña participaram de uma ação convocando a população de Puerto Suarez para defender o voto, ato que se repete nos nove estados bolivianos.

puertoquijaro
Foto: Rede Global

Carretera bloqueada

Apesar do fechamento da fronteira ter sido anunciado a partir da meia noite, há registros de que a estrada Bioceânica já teria sido fechada por manifestantes na altura do município de Roboré, distante cerca de 218 quilômetros de Puerto Quijarro na fronteira com o Brasil.

Suspeita de Fraude

A convocação de greve geral veio após o Superior Tribunal Eleitoral da Bolívia interromper a contagem oficial dos votos, que até o início da noite de domingo, apontava para uma disputa em segundo turno entre o representante do MAS, Evo Morales e do CC, ex-presidente Carlos Mesa, e após 20 horas, retomar a divulgação dos dados já apontando a vitória do atual presidente ainda no primeiro turno.

Órgãos internacionais que acompanhavam o pleito no país, manifestaram com estranheza a interrupção dos dados fornecidos e ainda a mudança sem explicação da tendência pela realização do segundo turno entre os dois principais concorrentes.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular