Padroeiros de NSª Aparecida organizam festa para santa às margens do Rio Paraguai

Você está visualizando atualmente Padroeiros de NSª Aparecida organizam festa para santa às margens do Rio Paraguai
Preparativos para festa em Poro Morrinho

Amanha, sábado (12), é celebrado pelos católicos o Dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, também conhecida como a Padroeira do Brasil. Um grupo de fiéis de Corumbá, a 444 km de Campo Grande, já iniciou os preparativos para a festa e procissão às margens do Rio Paraguai, na região de Porto Morrinho.

O dia foi oficialmente instituído a partir do decreto de Lei 6.802, de 30 de junho de 1980. Em comemoração à data, diversas igrejas pelo país realizam ações diferenciadas para celebrar a origem da santa.

Em Corumbá, os amigos Cesar Catarino Mendes e Rosinete Alves de Carvalho organizam a celebração há 12 anos.

“Eu já fazia essa festa na cidade há muito tempo, agora ao lado da minha vizinha fazemos na beira do rio. Já é uma tradição e por sermos devotos preparamos tudo, da missa à procissão. É muito gratificante. Eu já tive uma graça e ei que tudo que pede com fé é atendido”, pontua.

rosinete“A festa é doada por várias pessoas e somos todos devotos. Começamos os trabalhos cedo com o café da manhã e entrega de doces, depois temos a entrega de doces, seguimos com a procissão de barco até a região de Albuquerque, na volta tem a missa e batizados e depois tem o almoço, entrega de brinquedos, batemos parabéns com churrasco e bolo. Tudo faz parte de celebração”, completa Rosinete.

Os devotos que participam da celebração são de várias partes do Brasil, como Curitiba, São Paulo, Santa Catarina, São Gabriel do Oeste. O comerciante Levino Calixto é de Marília e participa da festa há 12 anos.

“Eu também sou devoto e o pessoal de Marília vem todo ano. Nós participamos do desfile porque somos devotos, já tive muitas graças atendidas. Já aproveito a festa para pescar”, conta.
Festa anteriores já reuniram 500 pessoas. A festa começa às 7h, mas não tem horário para terminar.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular