Seminário de Estudos Fronteiriços traz propostas para Políticas Públicas

Você está visualizando atualmente Seminário de Estudos Fronteiriços traz propostas para Políticas Públicas
  • Autor do post:
  • Post publicado:8 de outubro de 2019

O VII Seminário Internacional de Estudos Fronteiriços é o espaço propício para surgimento de propostas que levem à concretização de políticas públicas relacionadas à fronteira. A avaliação é do prefeito Marcelo Iunes, que participou da abertura do evento na noite da segunda-feira, 07 de outubro, no anfiteatro Salomão Baruki.

“Que este seminário nos traga propostas para que possamos transformar em políticas públicas que venham harmonizar ainda mais nosso convívio internacional. Parabenizo a todos vocês que trazem os seus trabalhos, resultado do fruto da pesquisa, do estudo, do levantamento de informações. Vocês nos indicam os problemas e propor as soluções, o que acaba sendo um trabalho de base para a administração pública desenvolver suas estratégias e que é fundamental para que elas deem certo, pois só com a pesquisa e com a informação é possível fazer o correto”, disse o chefe do Executivo Municipal ao discursar durante a abertura do Seminário Internacional.

Iunes enfatizou que a localização fronteiriça de Corumbá permite compartilhar experiências com as cidades bolivianas. E, em sua avaliação, o Mestrado em Estudos Fronteiriços, do Campus do Pantanal, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, “ajuda a administrar essa junção de populações que fazem com que o governo municipal aja, mesmo sem o reconhecimento dos custos gerados pelo que podemos chamar de migração flutuante, do Governo Federal”.

O prefeito ressaltou que o Município já atende bolivianos em sua rede de ensino e nos serviços de saúde pública. Ele acredita ser necessário um acordo entre os governos brasileiros e países vizinhos que resulte em recursos.

“Como gestores, vamos tentar ajudar os imigrantes o máximo possível. Esse seminário nos traz a expectativa de surgirem boas ideias para que possamos, com os resultados em mãos, torná-las em política pública. Quando falamos em cobrança ao Governo Federal, é que sugerimos que o Ministério das Relações Exteriores cobrem contrapartida dos países desses cidadãos estrangeiros que atendemos. Nossos recursos são poucos, e faríamos muito mais se houvesse essa ajuda”, finalizou Marcelo Iunes.

O VII Seminário Internacional de Estudos Fronteiriços termina no dia 09 de outubro. O evento bianual já está consolidado na agenda acadêmica e é um ponto de encontro para professores, profissionais, estudantes de graduação e pós-graduação que se interessam por temáticas diversas relacionadas à fronteira.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular