Trinta e oito participantes do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, em Corumbá, participam nesta semana de uma imersão musical com instrumentistas da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), conjunto sinfônico mais tradicional do país. O encontro, promovido pela Vale, busca fortalecer a formação da música de concerto no Brasil.
A partir desta terça-feira (17) até a sexta-feira (20), os jovens musicistas terão aulas com a violoncelista Lisiane de Los Santos, o clarinetista Márcio Costa e o violinista Nikolay Sapoundjiev. “Minha expectativa com a vinda da OSB é aprender e vivenciar essa experiência única. Sou grata a Vale por proporcionar esse intercâmbio musical com uma das orquestras mais famosas que conheço. Vou me dedicar ao máximo para ser uma das escolhidas para ir ao Rio de Janeiro”, afirma a estudante Flávia Coelho (19).
No próximo mês, é a vez dos participantes sul-mato-grossenses irem até a capital carioca para uma residência musical com a Orquestra Sinfônica Brasileira. A ação é uma das etapas do Programa Vale Música, que atende cerca de 400 crianças e adolescentes, com programas de formação, residência musical e encontros musicais nos estados de Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Espírito Santo e Pará. Em sua maioria, são crianças e jovens em vulnerabilidade e estudantes de escolas públicas.