Em Mato Grosso do Sul, 64 pessoas morreram por gripe em 2019, de acordo com boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde, divulgado nesta quarta-feira (4). A maioria das mortes foi registrada em Campo Grande, com 27. Em seguida, aparecem Três Lagoas, com 6; Corumbá, 4; e Aquidauana, com 4.
São 1.380 notificações registradas no estado em 2019 e as fatalidades por gripe no ano ultrapassam as de 2018, com 33 e as de 2017, com 6. As mortes são em decorrência da Síndrome Respiratória Aguda Grave por Influenza, a maioria, pelo vírus H1N1.
O vírus Influenza é dividido em tipos, subtipos e linhagens. Todas essas variações correspondem a diferenças encontradas no material genético do vírus. O influenza também sofre mutações muito frequentemente; por isso, a vacina é atualizada todos os anos com novos vírus.
A Secretaria de Saúde alerta para os sintomas da gripe: febre, tosse, dor de garganta, na cabeça e nas articulações. A orientação é, ao apresentar esses sinais, procurar atendimento em ate quarenta e oito horas para início de tratamento adequado, principalmente pessoas que já tem alguma doença crônica.