Forte de Coimbra pode ser transformado em Patrimônio Mundial pela UNESCO

Você está visualizando atualmente Forte de Coimbra pode ser transformado em Patrimônio Mundial pela UNESCO
Notícias Notícias Forte de Coimbra pode ser transformado em Patrimônio Mundial pela UNESCO 02 de Agosto de 2019 - 11h08 Forte pode se transformar em Patrimônio Mundial (foto: Renê Márcio Carneiro) Forte pode se transformar em Patrimônio Mundial (foto: Renê Márcio Carneiro)
  • Autor do post:
  • Post publicado:2 de agosto de 2019

Localizado à margem direita do rio Paraguai, próximo a Porto Bush, onde está a tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Bolívia, o Forte de Coimbra virou alvo de estudos que buscam alavancar sua candidatura junto à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), como Patrimônio Mundial. O comitê técnico que está fazendo os levantamentos já foi nomeado e conta com representantes da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico de Corumbá.

São duas vertentes, a primeira, busca o reconhecimento do forte como Patrimônio Cultural Material, que contempla a edificação fortificada, ou seja, o imóvel do forte que foi construído para proteger o território brasileiro na Guerra do Paraguai. A segunda, diz respeito ao Patrimônio Cultural Imaterial, levando-se em conta as histórias que o povo conta sobre Nossa Senhora da do Carmo, que teria “salvo” os militares de uma morte sangrenta. A santa, até hoje é festejada pelos moradores daquela região ribeirinha.

Os representantes da Prefeitura de Corumbá no comitê são o professor Rooney dos Santos, da Secretaria de Educação e a arquiteta Joanita Campos Ametla, do Patrimônio Histórico. Um Grupo de Estudos em Educação Patrimonial (GEEP) foi formado e conta com a participação de professores de história, geografia e artes.  Serão eles os responsáveis por elaborar o dossiê a ser apresentado para a UNESCO. Se a proposta for aprovada, o forte poderá receber incrementos para sua manutenção e fomento.

No final de julho o GEEP esteve em Forte Coimbra contando com o apoio da Marinha. A bordo do Navio de Transporte Fluvial Almirante Leverger, a historiadora Ramona Catarina Ortiz Santos e coordenadores do GEEP realizaram palestras no trajeto entre Ladário e Forte Coimbra.

Já no forte, o apoio do grupo do Exército que está sediado no local para guarnecer a fortaleza e da equipe da Escola Municipal Ludovina Portocarrero, foi primordial ao grupo de estudos.  O dia foi de levantamento de informações e de aproximação com os moradores que contaram as histórias da região rica em cultura e parte integrante da formação do município de Corumbá.

A intenção é de que os professores que participaram possam se transformar em agentes multiplicadores e cada vez mais levar aos alunos da REME o conhecimento necessário para apropriação e valorização da história viva da região.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular