Opinião | Ser prefeito garante reeleição? no PSDB parece que não

Você está visualizando atualmente Opinião | Ser prefeito garante reeleição? no PSDB parece que não
Disputa deverá ficar entre a Deputada Federal Bia Cavassa e o Prefeito Marcelo Iunes
  • Autor do post:
  • Post publicado:31 de julho de 2019

Foi-se o tempo de que ser chefe do executivo corumbaense era garantia de prestígio e autoridade dentro de uma sigla partidária. Pelo menos para o PSDB de MS, o fato de administrar uma das maiores cidades do Estado não serve de “caução” para assegurar uma vaga cativa nas disputas eleitorais em 2020.

Essa foi a mensagem subliminar deixada durante a Reunião da Executiva Estadual Tucana em Campo Grande realizada nesta segunda-feira (29). A conversa com os correligionários deixou claro o objetivo do partido em se fortalecer com a eleição do maior número possível de prefeituras sob a gestão tucana. E neste sentido, não existe espaço para vaidades e apostas inconsistentes.

A cúpula tucana não esconde que deseja chegar a cada região, com possíveis pré-candidatos, alguns, inclusive já estariam sendo definidos e aguardam apenas o prazo legal para serem anunciados.

Já em outras regiões que historicamente carregam um peso importante no meio político, a situação se encontra mais nebulosa. É o caso de Corumbá, onde, apesar do atual Prefeito Marcelo Iunes já ter confirmado que é pré-candidato a reeleição, não obteve  o “sinal verde” de Sérgio de Paula Presidente Regional do Partido.

Ao contrário disso, ao relatar os planos do partido para Cidade Branca, De Paula confirmou o que já havia sido dito pela Deputada Bia Cavassa em entrevista a um site da Capital, de que a escolha pelo representante tucano na cidade está em aberto.

Tanto a representante corumbaense na Câmara Federal quanto o atual prefeito da Cidade são considerados apenas como “possíveis pré-candidatos”. Para De Paula, a escolha deverá ser conduzida pelo diretório, onde será observado o desempenho dos pretensos candidatos nas pesquisas eleitorais como também a capacidade de articulação em torno de alianças políticas.

falta pano
Apesar de ocupar o cargo de prefeito e presidente do diretório municipal, Iunes não recebeu garantia de ser o candidato do PSDB em Corumbá

Balde de água fria

A declaração de De Paula é vista como um “Balde de água fria” no atual chefe do executivo corumbaense que em caso de não ver seus desejos de representar o partido nas eleições de 2020 se confirmar,  precisará agir rápido para providenciar a sua mudança do ninho tucano e encontrar um novo partido para que possa concorrer à reeleição.

Sinais

Em conversas de bastidores com fontes da prefeitura, o alerta está aceso no Paço Municipal, já que, nem mesmo o fato de recentemente ter assumido o diretório municipal do PSDB de Corumbá, aliado ao cargo de prefeito municipal tem sido suficiente para que o partido não coloque dúvida sobre a predileção de Iunes para concorrer a reeleição.

O desconforto passa também pela ausência do Governador na cidade. Nem mesmo o empenho da atual administração em destacar a “parceria” do Estado com o município, serve de atrativo para Azambuja. Figurinha certa nas principais e mais tradicionais festas do Estado que são realizadas em Corumbá, Reinaldo não foi visto este ano no município durante o Carnaval, (o maior do centro-oeste) tampouco o tradicional Arraial do Banho de São João (em processo de tombamento pelo IPHAN pela sua importância e singularidade no país).

A última vez que esteve em Corumbá, foi em novembro de 2018, quando da entrega de unidades habitacionais na parte alta da cidade.

O peso do apoio do Governador na escolha do representante do partido é fundamental, a dúvida que paira é sobre quem ele irá depositar sua confiança? Na viúva do seu ex-aliado político Ruiter Cunha de Oliveira (que faleceu em 2017 vítima de problemas do coração), ou de Marcelo Iunes.

Pesquisas

psdb
De Paula afirmou que decisão sobre nome do partido para disputar as eleições em Corumbá vai levar em conta resultado das pesquisas de intenção de votos (Foto: Kísie Ainoã)

Se forem seguir realmente o método de avaliação descrito por De Paula, poderá ser um outro fator que deve preocupar Iunes. As tentativas de vender uma imagem de bom gestor ao eleitorado, com liberação de ordens de serviços a toque de caixa com recursos do Fonplata podem esbarrar na burocracia e demora para entrega das mesmas.

Se as obras não andarem, ele poderá, por exemplo, se ver em meio a uma disputa eleitoral acirrada, com a cidade parecendo um verdadeiro canteiro de obras inacabadas que geram transtornos à população. Mas por outro lado, pode entrar na disputa com o mérito de ter concluído importantes ações para o município.

A pesquisa mais recente (pelo menos que tenha sido divulgada), deve ter certamente colocado mais uma pulga atrás da orelha do atual prefeito. A Ranking Comunicação e Pesquisas divulgou no dia 12 de março de 2019, uma análise de intenção de votos para Prefeitura de Corumbá em que Marcelo Iunes, aparecia tanto na estimulada (quando se oferece uma gama de candidatos aos eleitores), como na espontânea, na terceira colocação com 10,2% / 4.6%, atrás da sua concorrente direta Beatriz Cavassa com 20.4% / 10,2% e do Deputado Estadual Evander Vendramini 7% / 15.8%.

Enquanto isso….

Enquanto os correligionários do ninho tucano se acotovelam em busca de espaço no partido, a articulação política de outros partidos trabalha com bem mais discrição e sincronia. Fontes politicas ouvidas pelo Folha MS dão como certa a candidatura de pelo menos dois nomes de peso que já trabalham nos bastidores para lançar a sua candidatura e colocar os nomes para apreciação do eleitorado corumbaense em 2020.

*Esta pesquisa esta em conformidade com a Justiça Eleitoral. Art. 33 da Lei nº 9.504/1997 e TSE nº 23.549/2017

Fonte: Ranking Comunicação & Pesquisas

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular