Um garoto de 13 anos sofreu forte descarga elétrica na tarde desta segunda-feira (29) na Vila Sobrinho em Campo Grande (MS) ao tentar alcançar uma pipa com uma barra de ferro. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o menino subiu em um muro para tentar alcançar a pipa presa na fiação elétrica, e assim que o objeto tocou os fios, tomou o choque.
De acordo com os bombeiros o menino apresentava um grave ferimento na cabeça, por isso é provável que tenha subido em um muro e caído ao tomar o choque. Ele estava em parada cardiorrespiratória quando a equipe do Serviço Médico de Urgência (Samu) chegou ao local.
O menino foi levado para a Santa Casa da capital. De acordo com a assessoria de imprensa do hospital, o garoto está na área vermelha do pronto-socorro em estado gravíssimo, sedado e entubado. Especialistas aguardam estabilização para realizar exames.
A concessionária de energia informou em nota que a maior tensão (voltagem) na rede de distribuição da região é de 13.800 volts. Para esclarecer a tensão do choque da criança, é preciso confirmar onde a pipa enroscou, se foi na rede de baixa ou média tensão.
A concessionária orienta que as crianças soltem pipa em locais abertos e afastados da rede elétrica, nunca use fios metálicos ou cerol, e o mais importante: se a pipa ficar presa na rede elétrica, não tente retirá-la.