Secretaria estadual de saúde confirma mais duas mortes por gripe em uma semana

Você está visualizando atualmente Secretaria estadual de saúde confirma mais duas mortes por gripe em uma semana
  • Autor do post:
  • Post publicado:25 de julho de 2019

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) confirmou mais duas mortes por gripe em Mato Grosso do Sul. De acordo com o boletim epidemiológico, divulgado nesta quarta-feira, subiu para 46 o número de mortos pela doença em 2019. As novas vítimas são de Campo Grande e Dourados.

A maior parte das mortes ocorreram por H1N1. Foram 40 vítimas. Duas morreram por Influenza A/H3 sazonal e quatro por Influenza A não subtipado. Em 2018, foram 33 mortes por gripe e seis 2017.

Na Capital, as mortes confirmadas pela doença já somam 17. A última vítima foi uma idosa de 67 anos. No município de Dourados, distante 235 quilômetros da Capital, a primeira vítima foi uma mulher de 54 anos, no dia 19 de julho.

O total de casos de gripe notificados no Estado este ano é de 1.137, sendo a maior parte, 593, na Capital. Foram 72 casos em Três Lagoas, 62 em Naviraí e 59 em Aquidauana. Em 2018, os casos notificados chegaram a 1.028.

A gripe é uma infecção aguda causada pelo vírus Influenza, que afeta o sistema respiratório e pode provocar complicações graves, inclusive a morte, se não for tratada a tempo, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção.

A síndrome gripal, que se caracteriza pelo aparecimento súbito de febre, dor de cabeça, dores musculares, tosse, dor de garganta e fadiga, é a manifestação mais comum. Nos casos mais graves, geralmente, existe dificuldade respiratória e há necessidade de hospitalização.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular