Povo das Águas atendeu 220 famílias na região do Alto Pantanal

Povo-das-aguas
Atendimento do Povo das Águas acontece a partir do dia 20
  • Autor do post:
  • Post publicado:17 de julho de 2019
FacebookWhatsAppTelegramCopy LinkMessengerPrintFriendlyShare

Realizada entre os dias 4 e 7 de julho, a 4ª edição do Programa Social Povo das Águas atendeu 220 famílias na região do Alto Pantanal, desde a baía do Tuiuiú até o Porto Novo Horizonte, já na fronteira entre os estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, distante quase 300 quilômetros da área urbana de Corumbá.

A ação reuniu profissionais das secretarias de Saúde, Assistência Social, Educação, Agricultura Familiar e da Defesa Civil, com coordenação da Secretaria Especial de Cidadania e Direitos Humanos, e levou diversos atendimentos para famílias que vivem em áreas de difícil acesso do Pantanal corumbaense.

Nesta 4ª edição – a segunda para o Alto Pantanal em 2019 – foram realizados 283 atendimentos médicos, 329 procedimentos de enfermagem, 296 procedimentos odontológicos, além de da entrega de 300 kits escovação e 110 aplicações de flúor. Também foram distribuídas 134 doses de vacinas diversas aos ribeirinhos.

Catorze integrantes do programa Bolsa Família participaram da pesagem obrigatória; 6 curativos foram realizados, bem como 13 urgências de pessoas com pressão alta. 18 ribeirinhos receberam medicação injetável e 37 receberam vitamina A. Três gestantes foram atendidas pela equipe da Prefeitura, além de 9 pacientes com deficiência mental.

A população pantaneira ainda recebeu atendimentos de fisioterapia, individual e em grupo, e de acupuntura, que totalizaram 159 procedimentos. Os profissionais do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) imunizaram 26 cães e nove gatos. Houve ainda a realização de palestras sobre higiene e saúde e planejamento familiar.

171 famílias foram assistidas pelos profissionais do CRAS Itinerante e da Defesa Civil, totalizando 572 atendimentos. O Povo das Águas ainda realizou a atualização do PAIF (Programa de Atenção Integral à Família) de 171 pessoas, 93 do CAD único, 11 do BPC (Benefício de Prestação Continuada) e 22 inclusões no Cadastro Único do Governo Federal.

povo das aguas2
Fotos: Renê Márcio Carneiro

Foram realizadas também 103 encaminhamentos e orientações, 7 palestras obre trabalho infantil – com total de 554 participantes – e distribuição de alimentos do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) para 171 famílias. Outras 182 crianças e jovens participaram de atividades lúdicas e pedagógicas e mais 140 cortes de cabelo.

Foram distribuídos aos ribeirinhos: 220 cestas básicas, 220 lonas, 220 cobertores, 220 kits de alimentos do Programa PAA, e diversas sementes para plantio de abóbora, pimentão, pimenta, tomate, coentro, quiabo e mudas de cebolinha. Em parceria com a Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública, foram enviados 18 (dezoito) RGs para entrega e emitidos 06 (seis) novos RGs, por meio do Setor de Identificação da Polícia Civil de Corumbá.

FacebookWhatsAppTelegramCopy LinkMessengerPrintFriendlyShare