A Prefeitura de Corumbá, por intermédio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou a doação de 200 (duzentos) cobertores para a Santa Casa de Corumbá, na tarde da última quinta-feira (4).
Antes da entrega, o representante da Junta Administrativa Interventora da Associação Beneficente de Corumbá, Eduardo Iunes, fez o uso da palavra para destacar a importância da doação para o hospital. “As populações de Corumbá e Ladário merecem essa atenção”. Para Eduardo, a Santa Casa continua sendo uma instituição de caridade, onde os colaboradores e médicos são de extrema importância para superação de todas as dificuldades existentes. E quando surge uma doação assim, principalmente no momento que se vive, referindo-se ao frio e a falta de recursos, “só confirma a bondade e o carinho que as administrações do município e estado tem pela nossa ‘Santa Casa de Caridade de Corumbá’”, comemorou o Diretor da Junta.
Durante a entrega, Adelma fez questão de esclarecer que “os cobertores foram doados pelo Governo do Estado para a Prefeitura de Corumbá, que os destinou para a Secretaria de Assistência Social. Prefeito e secretária, sensibilizados com as limitações financeiras do hospital, e preocupados com o bem-estar dos pacientes, decidiram que esta casa de saúde seria o melhor destino”.
Segundo a direção, a Santa Casa de Corumbá hoje dispõe de cento e cinquenta leitos. O lote doado representa a completa cobertura dos doentes, e proporciona a sobra de 25% de peças para o ciclo de higienização da hotelaria. Somadas as que já existiam em condições de uso, as novas mantas irão garantir o ciclo de esterilização adequado. Vale realçar que a textura e o material das doações são de boa qualidade.
Adelma enfatizou que “a saúde pública do Brasil está abaixo das expectativas da população, mas em Corumbá o hospital possui historicamente a característica de envolvimento das pessoas com o objetivo de ajudar”. Sobre as atividades da Assistência Social do município, a assessora reportou que além de ter ajudado a Santa Casa, “a secretaria também trabalha com as pessoas que vivem em estado de vulnerabilidade social”. Em dias de frio as atividades e os cuidados com essas pessoas são redobrados. “A preocupação do Prefeito e da Secretária, foi a de fazer a doação o quanto antes, devido ao frio que deve chegar nos próximos dias”, concluiu a Assessora.
Veterano, o Dr. Wilson Baruki representou o Corpo Clínico que assiste a casa de saúde. No ensejo, fez questão de dizer que “é muito importante essa providência política, porque atende as necessidades dos nossos doentes em uma época que deve ser considerada como de risco”, referindo-se as doenças que podem ser provocadas ou agravadas pela baixa temperatura, que “é fundamental manter o corpo bem aquecido. A direção abre caminho para que as famílias da região participem (ajudem) com o que puderem. É somente desta forma que teremos um grande avanço no único hospital que atende a toda nossa região. Recebemos aqui pessoas que vem até de Santa Cruz – BO, sem contar as mais de 200 mil pessoas que já habitam o entorno da Santa Casa. A participação da sociedade tem um valor muito grande. Parabenizamos ao Prefeito Marcelo Iunes e as pessoas que se entregam a essa causa”, explicou.
Baruki recordou que: “A Santa Casa tem 115 anos. Eu trabalho aqui há 60 anos, ou seja, sou filho daqui. Tenho 84 anos de idade, e sei que nestes 115 anos, famílias como a minha (Baruki), Iunes e outras, sempre lutaram por essa causa. Na época existia uma administração voluntária, sem recebimentos e quem carregava os atendimentos aram os próprios médicos. Por isso eu acredito que nunca fechará, ela mantém a cidadania e empunha a representação do Brasil para os estrangeiros que atravessam a fronteira. Ela tem um valor muito grande para todos nós”.
As informações são da Assessoria de Comunicação da Associação Beneficente de Corumbá