Em audiência pública, MPF busca soluções para baixo desempenho da rede de ensino de Ladário

Você está visualizando atualmente Em audiência pública, MPF busca soluções para baixo desempenho da rede de ensino de Ladário
  • Autor do post:
  • Post publicado:19 de junho de 2019

O Ministério Público Federal (MPF) realizará, em 26 de junho, a primeira audiência pública do projeto Ministério Público pela Educação (MPEduc) na cidade de Ladário. O evento acontece na Escola Municipal Marquês de Tamandaré, às 18h, e vai debater o baixo desempenho no ensino público apontado pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) no município, que recebeu a média de 4,4 no ano de 2017.

O intuito da audiência pública é identificar quais são os fatores responsáveis pelo baixo índice apontado pelo IDEB, bem como ouvir a administração pública municipal e estadual, a comunidade de Ladário e as instituições locais sobre as demandas na área. Essas informações vão embasar um diagnóstico da rede escolar, que servirá de base para a atuação do MPF, em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), junto à rede escolar de Ladário.

Ao final do projeto haverá a convocação de novas audiências públicas para informar a sociedade das medidas adotadas e os resultados obtidos.

Projeto

MPEduc é um projeto que tem o objetivo de identificar os motivos dos baixos índices nas redes públicas dessas localidades; acompanhar a execução das políticas públicas na área educacional, assim como a destinação adequada dos recursos públicos; verificar a existência e a efetividade dos conselhos sociais em atuação na área de educação; levar conhecimento ao cidadão sobre seu direito de ter uma educação de qualidade, bem como sobre seu dever em contribuir para que esse serviço seja ofertado adequadamente.

Desde fevereiro, o MPF em Corumbá vem executando o projeto. A primeira ação foi o preenchimento de um questionário no site do MPEduc, por representantes das escolas e conselhos. O segundo passo vai ser a audiência pública, que ampliará as considerações apontadas pela comunidade. A terceira etapa serão as visitas nas escolas por membros do Ministério Público e dos conselhos, além da UFMS e de cidadãos interessados.

Os participantes que desejam fazer o uso da palavra na audiência pública podem já se inscrever pelo e-mail isismacedo@mpf.mp.br. Também existe a possibilidade de inscrição no momento do evento.

Serviço

1º Audiência Pública MPEduc sobre os baixo Índices de Desenvolvimento da Educação Básica nas escolas públicas do Município de Ladário
Data: 26 de junho de 2019
Horário: A partir das 18h
Local: Escola Municipal Marquês de Tamandaré
Endereço: Rua Simeão Ribas, esquina com a Vereador Iranildo Maciel, nº50 – Nova Aliança, Ladário, MS
Inscrições: isismacedo@mpf.mp.br

Leia o edital de convocação da Audiência Pública.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular