Prefeitura divulga programação oficial do Arraial do Banho de São João de Corumbá; confira

Você está visualizando atualmente Prefeitura divulga programação oficial do Arraial do Banho de São João de Corumbá; confira
Arraial do Banho de São João terá quatro dias de festa
  • Autor do post:
  • Post publicado:12 de junho de 2019

Corumbá (MS)- A Prefeitura de Corumbá divulgou na manhã desta quarta-feira (12), a programação oficial do maior e melhor Arraial de São João do Centro-Oeste. O tradicional “banho de São João” de Corumbá, terá quatro noites de muita alegria, devoção, fé e tradição.

O anuncio foi feito pelo prefeito Marcelo Iunes, e os festejos terá início no dia 20 de junho, com os shows de Márcio Reis, Marcelo Oliveira, Jailson Sudário e de Cristiano Garcia.

A partir das 18 horas, o público também já poderá prestigiar a Praça de Alimentação, estande de artesanatos, Altar de Todos os Santos e o pau de sebo, uma tradição junina. Todas essas atividades continuam na sexta-feira, sábado e também no domingo, sempre iniciando às 18 horas.

Concurso de Andores

Ainda com inscrições abertas, o tradicional Concurso de Andores acontece no dia 21, sexta-feira com premiação aos três primeiros colocados. No mesmo dia, a animação fica por conta dos shows com Isac e Brandão, Gurizada Baileira, Marinho Azevedo e a atração nacional Matogrosso e Mathias. No sábado, dia 22, além do Concurso de Quadrilhas, haverá shows de Izze, Marcelo e Renato, Tiel e Renan, Dudu Lino e Alex e Yvan.

Ponto alto da festa

O momento mais aguardado da festa, quando os festeiros descem a ladeira Cunha e Cruz carregando os andores com a imagem de São João Batista, para o banho da imagem nas águas do rio Paraguai acontece no domingo, 23.

Neste dia a festa também é garantida com a elevação do mastro e do show pirotécnico, também acontece os shows de Os Garotos, Juninho e Luan, e João Haroldo e Betinho.

Parceria com o estado

De acordo com o presidente da Fundação de Cultura e Patrimônio Histórico de Corumbá, o evento será realizado em parceria com o Governo do Estado que foi representado no ato pela diretora da Fundação Estadual de Cultura, Mara Caseiro.

joilson
Diretor presidente da Fundação de Cultura de Corumbá Joilson Cruz

“Mais uma vez neste ano o Governo do Estado é parceiro da prefeitura na realização dessa grande festa e nos presenteou com o show nacional”, afirmou Joilson Cruz, destacando que apesar de ter um dia a mais de festa em relação ao ano anterior, o valor investido pelo município será menor.

“Este ano estamos investindo cerca de R$ 700 mil reais na realização do Arraial do Banho de São João com recursos próprio da Fundação de Cultura”, concluiu.

“Devotos e religiosos esperam ansiosamente o dia para banho nos seus andores nas águas do Rio Paraguai. A ordem é simples. A festa, os festeiros, a imagem, o Santo, o andor, a ladeira e as águas do Rio. Mas a mistura de todos esses elementos é que dá vida a essa festa, sempre envolvida por muita fé”, pontuou.

O Prefeito Marcelo Iunes destacou que o evento, um dos mais tradicionais do Estado, além de reforçar a cultura corumbaense, movimenta e fortalece a economia local.

iunes
Prefeito Marcelo Iunes destacou importância da festa para economia e cultura local

“O São João é uma tradição da nossa cidade, faz parte da nossa cultura, da cultura do nosso povo. É uma festa que mobiliza a fé a e devoção de milhares de pessoas”, afirmou o chefe do Executivo Municipal ao destacar a importância do evento para a cidade ao lembrar que, assim como faz o carnaval, o São João “movimenta fortemente a economia” local.

“Teremos mais de 90% dos cantores, das atrações, daqui da nossa cidade. O evento é uma oportunidade para mostrarmos o talento que temos aqui. É um investimento importante, gera renda para nossa população, é um recurso que volta para nossa economia”, disse Iunes.

Diretora-presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), Mara Caseiro, reforçou a importância do Arraial do Banho de São João para o Estado ao enfatizar que o evento é responsável pela preservação da história e memória de toda uma cidade.

“Quem não tem memória, não tem história. Corumbá tem uma memória muito viva e sua cultura, seu povo e patrimônio mostram isso. O governador Reinaldo Azambuja tem extremo carinho por Corumbá e o Governo do Estado é parceiro. A Fundação de Cultura é parceira e estamos aqui para participarmos dessa festa”, afirmou a diretora-presidente da FCMS.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular