Corumbá vai contar com coleta de doação de sangue a cada 15 dias à partir de julho

Você está visualizando atualmente Corumbá vai contar com coleta de doação de sangue a cada 15 dias à partir de julho
Hemonúcleo de Corumbá está desativado desde 2008
  • Autor do post:
  • Post publicado:6 de junho de 2019

Como parte de um planejamento para a implementação da coleta de sangue quinzenalmente em Corumbá, a Secretaria de Saúde enviou duas técnicas de enfermagem para uma capacitação no Hemonúcleo, em Campo Grande, com objetivo de aperfeiçoar as profissionais para realizarem coleta de sangue.

O curso foi realizado de 27 a 30 de maio, a técnica de enfermagem, Gracy Kely, foi uma das participantes, “na nossa formação não praticamos a fundo este assunto, o curso foi excelente pois aprendemos a importância do fracionamento do sangue, a maneira correta de manipulação, além de informações sobre plaqueta, plasma, e maneira adequada de tratar os doadores pois precisamos que voltem sempre”, relatou a técnica.

Nos dias 5 e 6 de julho, haverá a campanha de doação em Corumbá, para doar basta ter entre 16 e 69, com 55 kg ou mais e não ser portador de doenças graves.

O Secretário de Saúde, Rogério Leite, conta da reativação do Hemonúcleo, “esta é uma necessidade antiga que estava no nosso plano de gestão e que viabilizamos junto à Secretaria de Saúde do Estado, agora a coleta será realizada quinzenalmente, suprindo nossa necessidade de sangue e hemoderivados”, relatou o Secretário.

Está ação está em consonância com o Junho Vermelho, que nacionalmente foi eleito o mês de campanha e conscientização da doação de sangue. Já que durante os meses mais frios, é comum que os bancos de sangue fiquem desfalcados, essa é a temporada de doenças respiratórias e também quando as pessoas menos saem de casa.

Também nesse mês, no dia 14 de junho celebra-se o Dia Mundial do Doador de Sangue. A data foi criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), para sensibilizar as pessoas e lembrá-las da importância desse gesto que pode salvar.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular